PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Problemas de comportamento das crianças fora de casa
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Problemas de comportamento das crianças fora de casa

Problemas de comportamento das crianças fora de casa

28/06/2016
  2312   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Uma cena corriqueira é ver crianças em lugares públicos fazendo malcriações ou tendo crises de birra, manha e atitudes poucos convenientes. Como pediatra, ouço muitas histórias. Como observador, fico abismado com que vejo nos shoppings, parques, clubes e restaurantes. Não sei se fico com pena da criança ou dos pais, possivelmente de ambos.

 

Mau comportamento de uma criança muitas vezes ocorre na casa de amigos ou parentes, no carro, ou em locais públicos, como shoppings e restaurantes. Estas situações são muito difíceis de lidar. Em casos como estes, antecipar o problema e tomar alguma ação preventiva é o melhor.

 

Decidir primeiramente sobre o qual o tipo de comportamento adequado à idade e o que você (pai, mãe, cuidador) quer que seu filho exiba nestas situações fora da casa e, em seguida, discutir o assunto com a criança em termos do que você espera dele naquelas situações.

 

Se o seu filho tem uma maior dificuldade em algumas situações específicas longe de casa, você pode modificar suas expectativas. Não coloque seu filho em situações que você sabe que ele não poderá segurar. Você pode tentar uma abordagem mais útil que é a utilização de recompensas e elogios imediatos quando o bom comportamento é exibido. Esteja também disposto a utilizar as penalidades de comportamento em situações públicas, desde que acordadas previamente. O uso de consequências lógicas também é frequentemente útil.

 

Tente levar brinquedos e livros favoritos da criança para dar-lhe alguma atenção positiva em uma viagem, restaurantes ou em uma visita a parentes ou amigos onde não há outras crianças. Em geral, repreender é irritante e não vai funcionar. É embaraçoso para todos, tende a reforçar o comportamento negativo, e poderia estragar um passeio em família para todos. Hoje em dia os pais utilizam muito os tablets e smartphones nesta situação.

 

Depois de encontrar e combinar as técnicas de modificação de comportamento e punições que funcionem em casa, aplique-as fora de casa para que seu filho se familiarize com elas.

 

Alguns pais têm dificuldade para programar o limite de tempo longe de casa, e em casos como este você e seu filho podem ter que decidir isso juntos. Em um restaurante um tempo limite pode exigir que você e seu filho sentem por um tempo em algum outro espaço para que ele se habitue a ficar sentado. Em um shopping, a criança pode se sentar em um banco enquanto você fica ao lado dela; em um parque ou no jardim zoológico, use um banco ou uma rocha como um lugar para treinar um tempo limite.

 

Se você convive com este tipo de problema, avalie e discuta mudanças positivas na frequência, duração e intensidade de qualquer comportamento indesejável e pense que pode ser feito para prevenir suas saídas de casa com seu filho para que seja um momento de prazer para todos.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Source Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)

 

As informações contidas neste site não deve ser usado como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.