PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Você já tem o que é preciso para fazer a diferença na vida dos seus filhos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Você já tem o que é preciso para fazer a diferença na vida dos seus filhos

Você já tem o que é preciso para fazer a diferença na vida dos seus filhos

26/10/2016
  2195   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Quanto mais eu estudo sobre desenvolvimento infantil, e pratico em casa minhas descobertas com as minhas filhas para poder fazer o Tempojunto, mais eu percebo o quanto podemos fazer diferença na vida dos nossos filhos com algumas atitudes simples.

Outro dia eu estava numa sala de espera de um laboratório e uma mãe começou a falar para a sua filha de menos de 2 anos “Filha, mamãe já falou, fica aqui sentada do meu lado”. Olhei para a mãe e ela voltou a mexer no celular.

Sem querer fazer juízo de valor, já que não sei que aquela mãe é sempre assim ou se ela estava resolvendo alguma coisa realmente importante, aquele cena mexeu comigo.

De um lado, por ela não saber que esperar que uma criança de menos dois anos não queira explorar um ambiente novo e queira ficar sentada “comportada”, sem nenhum objeto lúdico que a entretenha, é praticamente impossível. Uma criança na sua Primeira Infância, período que vai da gestação aos 6 anos, não só precisa como deve explorar os ambientes que as cerca.

De outro, por ver como era um desperdício de oportunidade ver aquela mãe olhando no celular enquanto a criança ficava sozinha, do seu lado, como se nem estivesse ali. Que pena.

O que aquela mãe, e todos nós, podemos fazer para ajudar o desenvolvimento das nossas crianças?

1- Olhe: Olhe no olho do seu filho enquanto interage com ele. E mais procure perceber o que chama a sua atenção. Use o seu ponto de interesse para iniciar uma conversa, mesmo que ele não seja capaz de falar ainda

2- Deixe a criança liderar o momento: Você pode ter pouco tempo de contato. Por exemplo, 10 minutos da troca de roupa na parte da manhã. Siga o ritmo definido pela criança. Sorria para o suas gracinhas, cante uma música, responda às perguntas.

3- Converse: Mesmo que seu filho seja pequeno e ainda não responda com palavras, suas expressões e gestos são a sua forma de se comunicar. Quanto você responde aos seus gestos, a criança se desenvolve e o vínculo se fortalece. Continue conversando na medida em que ele cresce.

 

Se, ao invés de reclamar da falta de tempo, você deixar a culpa de lado e aproveitar o tempo que tem, vai demonstrar para seus filhos que eles importam, e isso vai fazer toda a diferença.

 

Crédito da foto: Nathan Colquhoun – Creative Commons License

Patrícias Camargo e Marinho

Patrícias Camargo e Marinho

Patricia Marinho, publicitária de formação, é a criadora do Tempojunto, um projeto que traz dicas de brincadeiras para serem feitas em qualquer situação. Junto com sua sócia, a jornalista Patricia Camargo, querem mostrar a importância da brincadeira para as crianças e para o vínculo afetivo positivo entre pais e filhos.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.