
Blog Saúde Infantil
Fazendo refeições em família
- Ajudar o seu filho a aprender hábitos alimentares saudáveis.
- Modelar uma alimentação saudável para o seu filho.
- Passar tempos valiosos.
- Obter apoio da família e incentivar todos no auxilio a perda de peso do seu filho;
- Certificar-se de que todos contribuam com costumes saudáveis;
- Evitar fazer com que seu filho sinta-se isolado. Isso fará com que ele fique ressentido e aumente as chances de fracasso;
- Explicar que quando uma pessoa tem problema de peso, toda a família precisa contribuir e ajudar.
- Transformar as refeições em tempo para a família sempre que possível. Elas devem ser fortemente estruturadas, não só para o seu filho, mas para toda a família.
- Definir horários para as refeições. Se o seu filho sabe que o jantar vai ser servido às 19: 00h, talvez comece a procurar por um lanche às 18: 30h, mas provavelmente esperará a hora do jantar. Se o jantar é servido em um momento diferente a cada noite, o seu filho pode tomar um lanche ao invés de arriscar ter que esperar 2 ou 3 horas para comer.
- Oferecer à família 3 refeições bem equilibradas por dia. Evite pular refeições. Se o seu filho pula uma refeição, ele ou ela irá sentir muita fome, preparando o palco para excessos.
- Oferecer ao seu filho de 1 a 2 lanches saudáveis por dia. Desencorajar os lanches a qualquer hora (quando a criança tem acesso a e pega comida durante todo o dia).
- Preparar as refeições que são equilibradas e têm o tamanho das porções que são adequadas para a idade do seu filho.
- Fornecer pelo menos uma fruta e/ou vegetal a cada refeição.
- Deixar seu filho ajudar a escolher o que vai ser servido no menu. Incentivá-lo e elogiá-lo para fazer escolhas alimentares saudáveis.
- Tente ter muitas refeições juntos como uma família sempre que possível.
- Defina uma regra de não-TV durante as refeições da família. A TV é uma perturbação que você deve evitar quando está comendo.
- Mantenha refeições agradáveis e foque nos aspectos positivos. Celebre sucessos do seu filho e faça elogios para os seus esforços.
- As crianças aprendem mais sobre boas escolhas alimentares e nutrição saudável quando os membros da família se juntam para as refeições. As crianças comem mais frutas e legumes e menos alimentos fritos e bebidas açucaradas quando comem com a família inteira.
Dr. José Luiz Setúbal
(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.
#Refeição #refeições em família #refeições