PESQUISAR
Não é à toa que entre alguns pais têm crescido o temor às férias escolares e feriados prolongados com “pontes” (carnaval, Páscoa e dia dos professores, por exemplo). Estes são dias em que a criança está fora da escola, mas os pais geralmente têm que estar no trabalho. Para piorar a situação, pessoas que os ajudam e em quem você pode confiar em outras épocas do ano, muitas vezes também estão fora durante as férias. Atividades extracurriculares, como aulas de línguas ou esportes, por exemplo, também são canceladas nesses períodos.
O lado bom dessas situações é que dá para se planejar! Para ajudar nesse processo, é interessante ter a cópia do calendário escolar do seu filho, de modo que você consiga estar ciente das datas de início e fim de férias e de como serão os feriados com vários meses de antecedência.
Programações das férias das crianças muitas vezes ditam planos de férias de toda a família. Com antecedência suficiente, você pode bloquear o seu próprio tempo de férias para coincidir com o de seu filho.
Poucos pais têm tempo de férias disponível como os seus filhos. Se o seu cônjuge tem alguma flexibilidade em seu horário de trabalho, dividir as responsabilidades domésticas é sempre uma saída. Assim, vocês se revezam durante as diferentes partes das férias das crianças.
Alguns casais elaboram até mesmo uma escala com a mãe em casa de manhã e o pai no período da tarde; outros vão recorrer aos avós ou mesmo a uma babá.
Felizmente, as empresas estão cada vez mais sensíveis às necessidades familiares de seus empregados. Mas em tempos de crise, muitos pais nem pensam em solicitar este tipo de coisa às suas chefias.
Às vezes, nem você nem seu parceiro poderão sair do trabalho. Mas é importante que as crianças em idade escolar sejam sempre supervisionadas, direta e indiretamente, se possível. Supervisão indireta significa proporcionar um ambiente seguro e uma agenda estruturada de atividades, incluindo horários regulares.
Leia também: Atividades de férias: que tal levar seu filho a um museu?
Fonte: Cuidar do seu filho: Idade 5-12 (Copyright © 2004 Academia Americana de Pediatria)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 1 de agosto de 2024