PESQUISAR
Muitas vezes, nós, adultos, nos privamos da única coisa que pode ajudar a relaxar nossos corpos e mentes durante a noite: o sono. Além disso, fazemos escolhas que alteram nossos padrões de sono, deixando-os fora do controle.
Mas seus filhos têm autonomia para decidir a quantidade de sono que precisam? É nosso dever ajudá-los a adotar hábitos de sono saudáveis enquanto são jovens, para que possam crescer e se tornar adultos felizes e cheios de energia.
Como seus corpos estão crescendo, seu metabolismo é mais intenso que o dos adultos e por isso as crianças e adolescentes precisam dormir mais do que nós, adultos. Uma parte importante do sono saudável de uma criança é uma rotina constante na hora de dormir. No final do dia, tanto o corpo quanto a mente precisam se acalmar, relaxar e se preparar física e mentalmente para dormir. Uma rotina na hora de dormir é a melhor maneira de garantir que haja tempo suficiente para fazer essa transição.
Os ciclos naturais do corpo (dormir e estar acordado) são às vezes chamados de ritmos circadianos. Esses padrões de sono são regulados pela luz e escuridão. As crianças começam a desenvolver um ciclo por volta das seis semanas de idade, e a maioria tem um padrão regular por volta dos três a seis meses.
O que está mantendo nossas crianças acordadas? Algumas das razões mais comuns incluem as seguintes condições e ocorrências:
A privação de sono em crianças muitas vezes é associada a problemas de saúde potencialmente sérios. Entre eles podemos destacar:
Ansiedade e depressão: a insônia pode contribuir para a ansiedade ao aumentar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Problemas de sono também podem piorar outros sintomas de depressão e são muito mais frequentes do que o excesso de sono em pessoas que enfrentam a condição.
Obesidade: crianças obesas têm maior probabilidade de ter apneia do sono, já que elas tendem a ter mais tecido adiposo ao redor do pescoço, o que coloca mais pressão nas vias aéreas e pode bloquear ainda mais a passagem de ar para os pulmões, gerando desconfortos.
Diabetes: uma pesquisa da Associação Americana de Diabetes mostrou que o sono inadequado pode levar ao desenvolvimento de resistência à insulina, um fator de risco bem conhecido para diabetes.
Problemas de imunidade: várias noites de sono ruim podem prejudicar a produção de interleucina-1, um importante reforço imunológico. Uma boa noite de sono ajuda o corpo do seu filho a combater doenças e a permanecer saudável.
TDAH: crianças que roncam frequentemente ou têm problemas de sono têm quase o dobro de probabilidade de sofrer de TDAH do que aquelas que dormem bem. Outras pesquisas mostraram que crianças que não dormem o suficiente tendem a ter mais problemas de concentração durante o dia.
Fonte:
Adaptado da revista Healthy Children
Saiba mais:
Atualizado em 29 de maio de 2025