O nascimento da minha segunda filha foi um marco na minha vida. Até então, eu costumava chegar ao final do meu dia sentindo culpa pela falta de tempo disponível para estar presente com a minha filha mais velha. A culpa, este sentimento que parece nunca abandonar os adultos que resolveram se tornar pais, vinha acompanhada da tensão típica de quem vive tentando fazer mais do que consegue. Um dia, durante a minha segunda licença-maternidade, resolvi parar de reclamar da falta de tempo e fazer do tempo que eu tinha o melhor possível.
Não adianta brigar contra a realidade. O que podemos é assumir as nossas escolhas e aprender a tirar proveito delas. Foi dessa constatação que nasceu o Tempojunto.
Depois de praticamente dois anos dedicada à pesquisa e à prática diária de brincadeiras entre pais e filhos, posso dizer que o principal ponto de conexão que podemos ter com as nossas crianças não é viver em função delas, mas saber aproveitar o tempo ao lado delas de forma plena. Eu já publiquei aqui no blog dois textos que falam sobre isso: 10 maneiras para criar tempo e se divertir com os filhos e outro que perguntava “Será que você sabe brincar com seus filhos?”
Hoje quero seguir nesta linha de falar coisas práticas e dar 10 dicas de como ser mais presente na vida dos seus filhos.
- Leve um desenho ao invés de um presente.
Na próxima vez em que você tiver um dia muito puxado e for chegar em casa tarde, ou se for passar uns dias longe de casa, ao invés de compensar a criança com um presente, leve um desenho que você fez durante uma reunião. Pode ser até um boneco, daqueles de pauzinhos, feitos num post-it. Se você tiver criatividade suficiente, aproveite a hora de dormir para contar uma história com aquele boneco. Fale sobre o momento em que você fez o desenho. Isso vai demonstrar que mesmo quando estamos muito ocupados, os filhos não saem da nossa mente.
- Faça um calendário do tempo que passará fora
Tenho uma amiga que viaja muito a trabalho. Sempre que se ausenta, deixa um calendário desenhado por ela para que o filho possa ir marcando os dias longe. Eu não tenho habilidade para tanto, mas passei a fazer o calendário para minha filha ir marcando com um X cada dia que passa.
- Olhe no olho do seu filho enquanto vocês conversam
Isso vale o tempo todo, mas especialmente para os momentos em que ele faz perguntas.
- Ignore as tarefas da primeira hora do dia
Use o tempo do acordar para ficar, sem pressão, com as crianças. Nem que seja por 10 minutinhos. Lá no blog a gente fala sempre do tanto de atividades que podem ser feitas quando tudo o que você tem disponível são esses momentos, incluindo dicas de brincadeiras para fazer na cama quando as crianças acordam.
- Demonstre estar atento
Muitas vezes, tudo o que os filhos precisam é perceber que eles são importantes. Da próxima vez em que ele falar “Olhe mãe (ou pai), o que eu sei fazer!”, pare, olhe e comente.
- Veja fotos de família
Sente com as crianças para rever fotos e aproveite para contar histórias engraçadas da família.
- Marque um encontro
Vá ao cinema, saia para ir ao parque ou marque um almoço no restaurante preferido. O importante não é o programa, mas sim demonstrar que, pelo menos por um tempo, os filhos são total prioridade. Se eles puderem escolher o encontro, melhor ainda.
- Sente no chão e convide seu filho para brincar
Quando você for brincar, mesmo que seja só um pouquinho, se entregue completamente àquele momento.
- Deixe bilhetes em lugares inusitados
Não vai ter tempo de ver o filho hoje? Deixe um recado no espelho do banheiro, no tênis da escola ou dentro da lancheira. Se a criança não souber ler, deixe um desenho. O importante é ela sentir a sua presença quando menos espera.
- Diga para o seu filho o quanto ele importa
Taí uma coisa que nunca é demais. Agradeça por ele ser parte da família.
POR PATRÍCIAS CAMARGO E MARINHO
Patricia Marinho, publicitária de formação, é a criadora do Tempojunto, um projeto que traz dicas de brincadeiras para serem feitas em qualquer situação. Junto com sua sócia, a jornalista Patricia Camargo, querem mostrar a importância da brincadeira para as crianças e para o vínculo afetivo positivo entre pais e filhos.
Atualizado em 19 de agosto de 2024
mensagem enviada
Olá, gostaria de receber e-mails sobre assuntos relacionados a mães e filhos. Grata