PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Adolescentes e a musculação
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Adolescentes e a musculação

Adolescentes e a musculação

29/01/2013
  2719   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Nos dias de hoje, o padrão de beleza entre os jovens é de um corpo definido, sarado, sem pelos etc. Basta folhear uma revista ou ver programas de TV feitos para este público. Pais e mães ficam, muitas vezes, preocupados, pois mal o jovem entra na puberdade e ele começa a pensar nestes aspectos sem hesitar. Ele só quer ir para a academia e fazer musculação.

Como quase tudo em nossa vida, existem aspectos positivos e negativos. Uma interessante pesquisa feita com 27.000 adolescentes nos EUA analisou os efeitos na saúde e no comportamento destes jovens, definidos pela mudança nos hábitos alimentares, na prática de exercícios físicos, uso de proteínas em pó e esteroides, e outras substâncias que melhoram a definição muscular.

Os autores encontraram mudanças saudáveis entre os meninos, onde mais de dois terços alteraram a alimentação para aumentar a massa muscular e 90% deles aumentaram os exercícios para o mesmo propósito.

Comportamentos pouco saudáveis também foram encontrados: 35% usaram pó de proteína ou “shakes”; 6% relataram uso de esteroides e 10% relataram o uso de alguma substância de reforço muscular.

As meninas foram igualmente envolvidas e foram constatadas mudanças na grande maioria delas, na forma de alimentação e nos hábitos de exercícios. Neste caso, 21% utilizaram pó de proteína, 5% esteroides e 5% outras substâncias.

Leia também: Pode-se fazer musculação na infância e juventude?

Os pesquisadores recomendam que os pediatras e outros profissionais da área de saúde conversem com os pais para orientar os adolescentes sobre a musculação e hábitos saudáveis para alertá-los sobre os perigos à saúde, como a necessidade de exames médicos desportivos e laboratoriais, se for o caso.

Como se vê, vale muito a pena abordar o tema se você tem filhos adolescentes e, talvez, procurar ajuda de um pediatra para orientação.

Fonte:Muscle-Enhancing Behaviors Among Adolescent Girls and Boys,” dezembro 2012 | Pediatrics

Atualizado em 17 de abril de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.