PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Indícios da síndrome metabólica
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Indícios da síndrome metabólica

Indícios da síndrome metabólica

14/01/2013
  375   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Ela está associada aos problemas cognitivos e cerebrais tanto em crianças como em adultos

síndrome metabólica

Com a infância, a obesidade tem aumentado dramaticamente no mundo todo, assim como a prevalência de síndrome metabólica que é uma constelação de problemas de saúde, incluindo a resistência à insulina, hipertensão e perfil de anormalidades do colesterol.

Em adultos, a síndrome metabólica tem sido associada aos problemas cognitivos e, agora, um estudo documentou alterações cerebrais ainda mais extensas em adolescentes incluídos nesse quadro.

No estudo, “Obesidade e a Síndrome Metabólica e alterações cerebrais estruturais e funcionais na Adolescência”, foram analisados 111 adolescentes, sendo 49 com síndrome metabólica.

Aqueles com síndrome metabólica tiveram notas em aritmética, ortografia, atenção e flexibilidade mental significativamente menores. Eles também tiveram reduções significativas nos volumes do hipocampo e da integridade da substância branca (regiões cerebrais).

Os autores do estudo concluem que a obesidade associada à desregulação metabólica também pode causar complicações cerebrais durante a adolescência. Eles sugerem que a função cerebral deve ser incluída quando se considera o tratamento precoce para a obesidade infantil. Mais estudos são necessários para determinar se as reduções de desempenho cognitivo e anormalidades estruturais do cérebro são reversíveis com a perda de peso significativa.

Se esse é um problema que afeta seus filhos, converse com o pediatra sobre o assunto.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Obesity and Metabolic Syndrome and Functional and Structural Brain Impairments in Adolescence (October – 2012 | Pediatrics)

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade