PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Minecraft, quem já jogou?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Minecraft, quem já jogou?

Minecraft, quem já jogou?

19/09/2016
  1260   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Meu neto Tomas, de 6 anos é um fã de um jogo de videogame chamado Minecraft. Não se trata de um videogame comum, mas um jogo de construção através de blocos como um Lego virtual em 3D e com infinitas possibilidades. Não só vejo jogando como tenho lido sobre o jogo em revistas sobre desenvolvimento infantil.

O jogo virou uma mania no mundo todo e não apenas entre as crianças. Ele tem sido usado em escolas e sendo motivos de pesquisas em educação. Até agora, países como China, EUA, Brasil, Alemanha, entre outros, tem usado este jogo em sua versão educacional com resultados em ensino de linguagem, matemática, história e tem sido relatado melhora da psicomotricidade.

De acordo com especialistas, Minecraft consegue aumentar a percepção de objetos em crianças em desenvolvimento, melhora a consciência corporal, uma vez que a noção de espaço e quantidade são constantemente trabalhadas durante o jogo.

Não encontrei nenhum artigo científico mostrando estas qualidades, mas existem grandes escolas que estão adotando o jogo como uma ferramenta de ensino para crianças a partir do oitavo e nono ano. É sempre importante lembrar que a limitação de tempo de exposição às telas, que pela Academia Americana de Pediatria, não deve ultrapassar a duas horas diárias. Tomás não gosta deste limite, assim como é provável nenhuma criança, mas isto é importante para seu desenvolvimento também, já que pequenas frustrações, saber respeitar regras e limites são cruciais para torná-lo um adulto cidadão.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fontes:

 

  1. https://www.youtube.com/watch?v=ZVZm85lI5QI
  2. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/01/1217130-game-minecraft-e-adotado-como-ferramenta-de-ensino-por-quase-mil-escolas-no-mundo.shtml
  3. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ideias/2016/03/1748848-dicas-para-jogar-minecraft.shtml
  4. http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2015/07/minecraft-ganha-site-que-ira-reunir-dicas-para-usar-o-jogo-na-educacao.html
  5. https://www.institutoclaro.org.br/blog/game-minecraft-e-adotado-para-fins-educacionais/
  6. http://techknowledge.org.uk/blog/teachers-learn-how-to-use-minecraft-as-an-educational-game/

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade