PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Prevenindo infecções durante a gravidez
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Prevenindo infecções durante a gravidez

Prevenindo infecções durante a gravidez

15/03/2018
  3741   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Infecções durante a gravidez podem prejudicar a mãe e o bebê. Fazer escolhas certas ​​e tomar algumas precauções podem melhorar as chances de os bebês nascerem saudáveis. Aqui estão nove coisas que você pode fazer durante a gravidez para proteger você e seu bebê de infecções.

1- Mantenha uma boa higiene e lave suas mãos com frequência. A lavagem regular das mãos, particularmente antes e depois de certas atividades, é uma das melhores maneiras de remover germes, evitar ficar doente e prevenir infecções. Se o sabão e a água corrente não estiverem disponíveis, você pode usar gel à base de álcool.

2- Cozinhe bem os alimentos. Não coma cachorros-quentes, carnes cruas ou carnes congeladas, a menos que sejam reaquecidos com uma temperatura alta. Essas carnes pouco cozidas e carnes processadas podem conter bactérias nocivas.

3- Evite o leite não pasteurizado (cru) e os alimentos deles feitos. Produtos não pasteurizados podem conter bactérias nocivas.

4- Faça o pré-natal adequado:

  • Pergunte ao seu médico sobre o estreptococo do grupo B. Cerca de uma em cada quatro mulheres carregam esse tipo de bactéria, mas não se sentem doentes. Um teste fácil mostrará se você tem esse tipo de bactéria. Se você tem, fale com seu médico sobre como proteger seu bebê durante o trabalho de parto.
  • Fale com seu médico sobre vacinas. Algumas são recomendadas antes de engravidar, outras durante a gravidez ou logo após o parto. Ter as vacinações corretas pode ajudar a mantê-la saudável e ajudar a evitar que seu bebê fique muito doente ou tenha problemas de saúde.
  • Faça o teste para infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV e a hepatite B, e se proteja contra elas. Algumas pessoas que têm HIV, hepatite B ou DSTs não se sentem doentes.

5- Evite pessoas que tenham uma infecção. Fique longe de pessoas que estão com infecções, como varicela ou rubéola, especialmente se ainda não estiver vacinada contra essas doenças ou se ainda não contraiu a doença ao longo da vida.

6- Proteja-se contra insetos conhecidos por serem vetores de doenças. Fique a par das notícias sobre o vírus Zika na sua região ou nos lugares para onde irá viajar. Em ambientes com mosquitos e carrapatos, use camisas com mangas compridas e calças longas; utilize repelentes de insetos. Evite viajar para áreas onde as infecções podem ameaçar você e seu bebê.

7- Cuidado com gatos: não mexa na bandeja de fezes e urina de gato ou local utilizado por eles. Peça a outra pessoa que faça isso. Se necessário, certifique-se de usar luvas e lavar as mãos depois.

8- Fique longe de roedores selvagens ou animais como lagartos e tartarugas, e seus excrementos. Se você tem um roedor como animal de estimação, como um hamster ou porquinho da índia, faça com que alguém se preocupe com isso até o bebê chegar. Alguns roedores podem transportar um vírus prejudicial.

9- Apenas tome vitaminas nas doses recomendadas pelo seu médico. O seu médico pode recomendar uma pílula de vitamina pré-natal diária, que inclui ácido fólico, ferro, cálcio e outros minerais, e os ácidos graxos, ácido docosahexaenóico e ácido araquidônico. Certifique-se de que o seu médico saiba quaisquer outros suplementos que esteja tomando, incluindo aqueles feitos de ervas.

Saiba mais sobre gravidez:

 

Fonte: Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2016)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 26 de novembro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.