PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Prevenindo infecções durante a gravidez
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Prevenindo infecções durante a gravidez

Prevenindo infecções durante a gravidez

15/03/2018
  2306   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Infecções durante a gravidez podem prejudicar a mãe e o bebê. Fazer escolhas saudáveis ​​e tomar algumas precauções extras podem melhorar as chances de os bebês nascerem saudáveis. Aqui estão nove coisas que você pode fazer durante a gravidez para proteger você e seu bebê de infecções.

1- Mantenha uma boa higiene e lave suas mãos com frequência. A lavagem regular das mãos, particularmente antes e depois de certas atividades, é uma das melhores maneiras de remover germes, evitar ficar doente e prevenir infecções. Se o sabão e a água corrente não estiverem disponíveis, você pode usar gel à base de álcool. Saiba como as mãos limpas salvam vidas.

2- Cozinhe bem os alimentos. Não coma cachorros-quentes, carnes cruas ou carnes congeladas, a menos que sejam reaquecidos com uma temperatura alta. Essas carnes pouco cozidas e carnes processadas podem conter bactérias nocivas.

3- Evite o leite não pasteurizado (cru) e os alimentos deles feitos. Produtos não pasteurizados podem conter bactérias nocivas. Saiba mais sobre os perigos do leite cru.

4- Pré natal adequado:

  • Pergunte ao seu médico sobre o estreptococo do grupo B (GBS). Cerca de uma em cada quatro mulheres carregam esse tipo de bactéria, mas não se sentem doentes. Um teste fácil mostrará se você tem esse tipo de bactéria. Se você tem GBS, fale com seu médico sobre como proteger seu bebê durante o trabalho de parto.
  • Fale com seu médico sobre vacinas. Algumas são recomendados antes de engravidar, durante a gravidez ou logo após o parto. Ter as vacinações corretas pode ajudar a mantê-la saudável e ajudar a evitar que seu bebê fique muito doente ou tenha problemas de saúde ao longo da vida.
  • Faça o teste para infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV e a hepatite B, e se protejam contra eles. Algumas pessoas que têm HIV, hepatite B ou DST não se sentem doentes.

5- Evite pessoas que tenham uma infecção. Fique longe de pessoas que conhecem infecções, como varicela ou rubéola, se ainda não o tiveram ou não tiveram a vacina antes da gravidez.

6- Proteger contra insetos conhecidos por serem vetores de doenças. Fique a par dos desenvolvimentos no vírus Zika na sua área ou lugares para os quais você esteja viajando. Quando os mosquitos e os carrapatos estão ativos, use camisas com mangas compridas e calças longas quando estiverem afastadas. Utilize repelentes de insetos com um dos seguintes ingredientes ativos: DEET, ou óleo de eucalipto de limão. Evite viajar para áreas onde as infecções podem ameaçar você e seu bebê. Saiba mais sobre o vírus Zika e a gravidez.

7- Cuidado com gatos: Não toque ou mude a bandeja de fezes e urina de gato ou local utilizado por eles. Peça a outra pessoa que faça isso. Se você deve trocar a ninhada, certifique-se de usar luvas e lavar as mãos depois.

8- Fique longe de roedores selvagens ou animais, lagartos e tartarugas, e seus excrementos. Utilize um profissional de controle de pragas se livrar de pragas dentro ou ao redor de sua casa. Se você tem um roedor como animal de estimação, como um hamster ou porco da Índia, faça com que alguém se preocupe com isso até o bebê chegar. Alguns roedores podem transportar um vírus prejudicial. Saiba mais sobre o vírus da Cori meningite linfocítica.

9- Apenas tome vitaminas nas doses recomendadas pelo seu médico. O seu médico pode recomendar uma pílula de vitamina pré-natal diária, que inclui ácido fólico, ferro, cálcio e outros minerais, e os ácidos graxos, ácido docosahexaenóico e ácido araquidônico Certifique-se de que o seu médico saiba quaisquer outros suplementos que esteja a tomar, incluindo remédios de ervas. Saiba mais sobre os benefícios do ácido fólico.

Saiba mais sobre gravidez:

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2016)

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.