PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
A relação entre Doença Celíaca e Anorexia Nervosa
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A relação entre Doença Celíaca e Anorexia Nervosa

A relação entre Doença Celíaca e Anorexia Nervosa

15/05/2017
  886   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Com a mania nacional de se evitar o glúten na dieta de todos, parece que vivemos numa nação cheia de celíacos – a doença que se manifesta em pessoas que tem a doença que é desencadeada pelo glúten.

Um estudo em grande escala, publicado maio deste ano, sugere que pacientes com diagnóstico de doença celíaca, uma desordem inflamatória digestiva desencadeada por glúten, antes de 19 anos foram 4,5 vezes mais prováveis de ter sido previamente diagnosticado conjuntamente com o diagnóstico de anorexia nervosa.

O estudo olhou para 17.959 mulheres cuja doença celíaca foi confirmada com biópsias na Suécia entre 1969 e 2008. Os pesquisadores também descobriram que adultos previamente diagnosticados com doença celíaca tinham o dobro da taxa de subsequente desenvolvimento de anorexia nervosa, uma doença em que os pacientes limitam severamente a quantidade de alimentos que comem. Os pesquisadores observaram que vários fatores podem contribuir para a aparente associação bidirecional entre os dois distúrbios. Um deles é que os pacientes com doença celíaca podem ter sido diagnosticados incorretamente com anorexia nervosa, ou vice-versa, porque problemas gastrointestinais crônicos e padrões alimentares desordenados podem estar intimamente ligados.

Os pesquisadores suecos disseram que a associação positiva entre as duas doenças deve estimular uma cuidadosa avaliação inicial e acompanhamento dos pacientes com estas doenças.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics – April 2017

Celiac Disease and Anorexia Nervosa—An Association Well Worth Considering

Neville H. Golden, K.T. Park

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade