PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Seu filho tem medo de agulhas?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Seu filho tem medo de agulhas?

Seu filho tem medo de agulhas?

09/05/2018
  965   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A segurança e experiência de seu filho no Sabará Hospital Infantil é nossa prioridade número um. E, embora as estadias hospitalares nunca sejam divertidas, há maneiras pelas quais os membros da nossa equipe podem tornar a internação de seu filho mais confortável e se sentir à vontade enquanto estiver conosco.

Na verdade, possuímos uma cultura de acolhimento e temos toda uma equipe dedicada ao bem-estar de nossos pacientes. Contamos com um grupo de humanização atuante, com músicos, contadores de histórias, brinquedistas, atores e voluntários preparados para lidar com crianças hospitalizadas. Por se tratar de um hospital pediátrico, temos profissionais preparados para lidar com o estresse da criança, como o grupo de gerenciamento da dor, Child Life Specialist, psicólogas e um grupo de cuidados paliativos.

A ansiedade que qualquer criança tem toda vez que vai ao hospital, para os laboratórios ou clínica de vacinas é enorme, porque ela associa estas visitas com picadas e injeções. É difícil explicar a uma criança de seis anos por que ela teve que passar pela dor de picada de agulha.

Temos um novo projeto nesta área que está introduzindo o programa Child Life Professional, utiliza pela primeira vez no Brasil, profissional dedicado a explicar para nossos pacientes os procedimentos a que serão submetidos diminuindo seu estresse e melhorando sua experiência durante a internação.

Nos EUA e Canadá, os Child Life são profissionais que são formados em faculdades e que pertencem ao grupo multidisciplinar de saúde. O Sabará conta com um uma dessas profissionais formada e treinada nos EUA e no Sabará, e com outra profissional da saúde que está se preparando em Universidade americanas. Além disso, estamos montando um curso de pós-graduação para formar novos profissionais.

Nossas profissionais desta área utilizam de todo um conhecimento sobre a etapa do desenvolvimento que se encontra a criança além de ter conhecimento sobre o procedimento que será feito. Pode ser uma simples punção venosa, ou colocação de cateteres, cirurgias, ou exames, e com estas informações saberá a melhor forma de comunicar-se com aquela criança, diminuindo seu estresse e muitas vezes até suspender uma anestesia se a criança colaborar.

Este trabalho foi iniciado há alguns anos quando trouxemos um grupo de Child Life Specialist do Florida Hospital de Orlando, para fazer uma introdução sobre o assunto e a preparar a Dra. Sandra Mutarelli que fez treinamento prático neste hospital enquanto cursava na Universidade da Califórnia.

Esta é uma grande vantagem de termos em São Paulo, um hospital especializado em crianças, com profissionais treinados para lidarem e entenderem com os problemas de nossas crianças pacientes. Com o projeto Child Life, nos colocamos à frente dos hospitais que atendem crianças no Brasil e nos equiparamos aos melhores hospitais infantis do Mundo.

Parabéns à Dra. Sandra e a Dra. Dora pelo trabalho desempenhado até agora na introdução deste programa no nosso hospital.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para os cuidados médicos e os conselhos do seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade