PESQUISAR
A segurança e experiência de seu filho no Sabará Hospital Infantil é nossa prioridade número um. E, embora as estadias hospitalares nunca sejam divertidas, há maneiras pelas quais os membros da nossa equipe podem tornar a internação de seu filho mais confortável e se sentir à vontade enquanto estiver conosco.
Na verdade, possuímos uma cultura de acolhimento e temos toda uma equipe dedicada ao bem-estar de nossos pacientes. Contamos com um grupo de humanização atuante, com músicos, contadores de histórias, brinquedistas, atores e voluntários preparados para lidar com crianças hospitalizadas. Por se tratar de um hospital pediátrico, temos profissionais preparados para lidar com o estresse da criança, como o grupo de gerenciamento da dor, Child Life Specialist, psicólogas e um grupo de cuidados paliativos.
A ansiedade que qualquer criança tem toda vez que vai ao hospital, para os laboratórios ou clínica de vacinas é enorme, porque ela associa estas visitas com picadas e injeções. É difícil explicar a uma criança de seis anos por que ela teve que passar pela dor de picada de agulha.
Temos um novo projeto nesta área que está introduzindo o programa Child Life Professional, utiliza pela primeira vez no Brasil, profissional dedicado a explicar para nossos pacientes os procedimentos a que serão submetidos diminuindo seu estresse e melhorando sua experiência durante a internação.
Nos EUA e Canadá, os Child Life são profissionais que são formados em faculdades e que pertencem ao grupo multidisciplinar de saúde. O Sabará conta com um uma dessas profissionais formada e treinada nos EUA e no Sabará, e com outra profissional da saúde que está se preparando em Universidade americanas. Além disso, estamos montando um curso de pós-graduação para formar novos profissionais.
Nossas profissionais desta área utilizam de todo um conhecimento sobre a etapa do desenvolvimento que se encontra a criança além de ter conhecimento sobre o procedimento que será feito. Pode ser uma simples punção venosa, ou colocação de cateteres, cirurgias, ou exames, e com estas informações saberá a melhor forma de comunicar-se com aquela criança, diminuindo seu estresse e muitas vezes até suspender uma anestesia se a criança colaborar.
Este trabalho foi iniciado há alguns anos quando trouxemos um grupo de Child Life Specialist do Florida Hospital de Orlando, para fazer uma introdução sobre o assunto e a preparar a Dra. Sandra Mutarelli que fez treinamento prático neste hospital enquanto cursava na Universidade da Califórnia.
Esta é uma grande vantagem de termos em São Paulo, um hospital especializado em crianças, com profissionais treinados para lidarem e entenderem com os problemas de nossas crianças pacientes. Com o projeto Child Life, nos colocamos à frente dos hospitais que atendem crianças no Brasil e nos equiparamos aos melhores hospitais infantis do Mundo.
Parabéns à Dra. Sandra e a Dra. Dora pelo trabalho desempenhado até agora na introdução deste programa no nosso hospital.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para os cuidados médicos e os conselhos do seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.