PESQUISAR
A prática conhecida como “Dabbing” parece estar ganhando terreno como uma nova maneira de usar maconha. Um artigo de perspectivas, “Dabbing: Mere Marijuana or Harmful New Trend?“, publicado na revista Pediatrics, descreve esse método de usar maconha e seus riscos para que os médicos estejam preparados para discussões com os pais e adolescentes.
A não ser que você passe muito tempo pesquisando, provavelmente não ouviu falar sobre a mania do óleo de maconha. Qual é a potência dele? Um pedaço do tamanho de uma bala Tic Tac pode ser equivalente a tragar um baseado inteiro. Até para quem fuma muito, a experiência pode ser como a de ficar chapado pela primeira vez.
O processo de produção é simples: a erva é colocada (sobras, depois de os brotos serem removidos) em um tubo e forçada com um solvente. O solvente evapora, deixando só as resinas da planta – que são cheias de substâncias químicas psicoativas, incluindo níveis astronômicos de THC, que podem superar os 80%. Por outro lado, ganhou uma má reputação quando químicos amadores esqueceram-se de que trabalhavam com um gás volátil e se feriram em explosões.
A produção de óleo de haxixe é simples e requer poucos recursos, mas é extremamente perigosa devido à natureza inflamável, volátil do solvente. Ele tem sido associado a fogos, explosões e queimaduras graves. Comparado com cannabis fumado, este método ou forma de uso carrega um risco mais elevado de ferimentos acidentais causados por queimaduras. Os efeitos potenciais na saúde em comparação com a folha de cannabis são, em grande parte, desconhecidos, devido à falta de pesquisa.
Os autores solicitam aos médicos que lembrem os pacientes dos perigos potenciais associados com um produto mais forte. Este é mais um ponto de atenção para os pais de jovens para ficarem alertas às atividades de seus filhos e ao uso de drogas por eles.
Leia também: Maconha: o que os pais precisam saber
Fonte: Pediatrics jun 2015 “Assessing the Dangers of “Dabbing”: Mere Marijuana or Harmful New Trend?”.
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 15 de agosto de 2024