PESQUISAR
Qualquer pai ou mãe com filhos adolescentes se preocupa com o uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
Em novembro de 2011, a Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou uma nova política para a prevenção de abuso de substâncias tóxicas por parte dos adolescentes. Embora o texto seja dirigido para os pediatras e demais profissionais de saúde que lidam com os jovens, ele merece ser lido por quem se preocupa com o assunto.
No comunicado “Substance Use Screening, Brief Intervention and Referral to Treatment for Pediatricians”, publicado na edição de novembro de 2011 da revista Pediatrics (disponível online em 31 de outubro), a AAP recomenda que os pediatras sejam bem informados sobre o uso de cigarros, álcool e outras drogas ilícitas e que saibam sobre as tendências de utilização nas comunidades onde atuam.
Os profissionais deveriam ser treinados para saber detectar adolescentes que usam álcool e drogas, em visitas de rotina ou de tratamento de alguma doença.
Leia também: Meu filho adolescente usa drogas. E agora?
Todos os adolescentes podem se beneficiar de aconselhamento de um médico sobre álcool e drogas. Os que são viciados em outras substâncias também deveriam ser encaminhados para um tratamento adequado. Os profissionais da saúde devem ter em mente que os transtornos psiquiátricos podem ocorrer em jovens que usam substâncias psicoativas.
Os pediatras devem defender que as instituições públicas e as de saúde suplementar forneçam serviços de equilíbrio mental e abuso de substâncias em todas as idades e estágios de desenvolvimento, com a mesma qualidade e nível de cuidados dos outros serviços de assistência primária.
Atualizado em 21 de fevereiro de 2024