PESQUISAR
Todo ano lemos notícias de disparos acidentais causados por crianças. Este interessante artigo que li na página de orientações da Academia Americana de Pediatria pode ser útil. A arma, se encontrada por uma criança, pode mudar a vida para sempre em apenas alguns momentos. Os pais são orientados a questionar outros pais se há uma arma em casa, onde seu filho está indo brincar.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) ajudou a iniciar o ASK Day, campanha liderada pelo Centro para a Prevenção da Violência Juvenil, para evitar lesões e mortes por armas de fogo que estão armazenadas sem segurança em residências.
Cerca de 1/3 dos lares com crianças nos Estados Unidos têm armas, muitas desbloqueadas ou carregadas. Não basta falar com seu filho sobre os perigos das armas de fogo, isto não é suficiente. As crianças são naturalmente curiosas. Se uma arma é acessível na casa de alguém, há uma boa chance de a criança encontrá-la e brincar com ela. Incontáveis tragédias ocorreram quando as crianças descobriram armas que os pais pensavam estar bem escondidas ou armazenadas de forma segura.
A mensagem da campanha ASK para os pais é a seguinte: se o seu filho está indo brincar na casa de um amiguinho pela primeira vez, pergunte se existe uma arma ou munição nessa casa e, se existir, como está guardada. Esta pergunta simples é um passo importante para ajudar seus filhos a ficarem seguros. A Campanha ASK oferece dicas para os pais para tornar a conversa mais fácil.
Como armas de fogo não são uma rotina e nossa população não é tão armada como nos EUA, talvez nos preocupemos pouco com este problema, mas de qualquer forma ele aparece nos jornais por aqui.
Leia também: O perigo da arma de fogo para crianças
Atualizado em 4 de junho de 2024