PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
A importância de ter a vacinação em dia
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A importância de ter a vacinação em dia

A importância de ter a vacinação em dia

20/04/2015
  835   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

vacina

Pais preocupados com a segurança das vacinas sempre questionam seus pediatras sobre prolongar ou espaçar o esquema vacinal recomendado. A maioria dos médicos tende a enfatizar a importância de dar todas as vacinas, nas épocas recomendadas, e delinear os potenciais perigos de não fazê-lo, mas alguns pais ainda resistem.

Um estudo publicado em abril de 2015 na Pediatrics, pediatras e médicos de família responderam pesquisas sobre a frequência dos pedidos de espaçar o esquema vacinal por pais com crianças menores de dois anos de idade.

De acordo com pesquisadores da Universidade do Colorado (School of Medicine) e do Hospital Infantil Colorado, 93% dos entrevistados relataram pedidos de pais em um mês em média. A maioria disse que sabem que esses atrasos podem colocar as crianças em risco de contrair doenças evitáveis ​​por vacinação. 84% disseram que é mais doloroso para as crianças tomar várias injeções de uma vez do que levá-los repetidamente para injeções separadas. A maioria dos médicos entrevistados também acredita que iria obter mais confiança das famílias se concordassem em espaçar as vacinas, pois, do contrário, poderiam deixar de procurá-lo.

Os médicos relataram uma grande variedade de razões que os pais declaram ao querer espaçar as vacinas, incluindo complicações de curto a longo prazo, a crença de que é improvável que seu filho tenha uma doença evitável por vacina, e a preocupação de que os seus filhos possam desenvolver autismo. A maioria dos médicos relatou o uso de muitas estratégias diferentes para convencer os pais para ficar com o esquema vacinal recomendado, mas poucos mostraram serem eficazes.

Os autores do estudo apontam que atrasar ou espaçar vacinas coloca as crianças e outras pessoas vulneráveis ​​na população de risco para doenças imunopreveníveis com resultados potencialmente graves. As discussões e intervenções devem começar no início da gravidez para os pais que estão questionando a segurança da vacina e eficácia. As redes sociais e conteúdos públicos têm desempenhado um papel importante na tomada de decisões de vacinação de alguns pais e devem ser considerados quando se fala de pais hesitantes à vacina. Porém, ainda são necessários mais estudos direcionados para encontrar formas eficazes de combater a desinformação sobre a segurança das vacinas.

Como sabemos e já relatamos neste espaço, em fevereiro tivemos um grande surto de sarampo nos EUA, que poderia ter ocorrido no Brasil também, já que os pais esquecem ou não querem dar as vacinas em seus filhos. Nós, como pediatras, recomendamos fortemente o cumprimento do calendário oficial de vacinações recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

 

http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/saude-da-crianca/informacoes-sobre-doencas/calendario-vacinacao-infantil-2015.php

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte; Pediatrics april 2015- Article:

Physician Response to Parental Requests to Spread Out the Recommended Vaccine Schedule

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade