PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Alimentação saúdavel para adolescentes.
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Alimentação saúdavel para adolescentes.

Alimentação saúdavel para adolescentes.

24/08/2011
  24366   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

As crianças e adolescentes crescem, e quando entram na puberdade (meninas em torno de 10 anos e meninos em torno de 12) devido ao aumento do metabolismo, como conseqüência das alterações hormonais desta fase ficam com muito mais apetite. As meninas vão acumular gorduras para sua função biológica de procriar e os meninos vão aumentar sua massa muscular. Por isso, é muito importante que os adolescentes tenham uma alimentação saudável, ainda mais hoje em dia que a oferta de alimentos gordurosos e outros tipos de fast-food chamam muita atenção dos adolescentes.

A grande maioria dos adolescentes de cidades grandes como São Paulo adoram comer em lanchonetes e abusar dos alimentos hipercalóricos como salgadinhos, doces, refrigerantes e frituras, tudo isto para desespero dos pais que gostariam que eles comessem alimentos mais saudáveis. A procura dos pais dos adolescentes pela alimentação ideal é constante.

Aqui vão 10 dicas para uma alimentação ideal na adolescência:

1. Para manter, perder ou ganhar peso procure a orientação de um profissional de saúde. Sabemos a importância do aspecto da beleza física em nossa sociedade assim como as informações erradas que circulam pelas redes sociais, portanto não corra riscos desnecessários.

2. Alimentar-se 5 ou 6 vezes ao dia. Comer no café da manhã, almoço, jantar e fazer lanches saudáveis nos intervalos. Adolescentes também sentem mais sono, muitas vezes preferem 10 minutos a mais de sono do que um café da manhã. É importante evitar pular as refeições.

3. Evitar o excesso de salgadinho industrializados, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches fast-food, alimentos de preparo instantâneo, doces, sorvetes e frituras.

4. Inclua mais frutas, verduras e legumes nas refeições dos seus filhos, todos os dias.

5. Deixar a refeição de maneira a ter 5 cores no prato, por exemplo: o vermelho do tomate, o branco do arroz, o escuro da carne, o verde de legumes e verduras, o amarelo da laranja ou mamão. Além de ser mais saudável é mais atrativo aos olhos.

6. Comer arroz, massas e pães todos os dias é essencial. Carboidratos de absorção lenta são fontes ricas e saudáveis de caloria, evite os açucares.

7. Ofereça leite e/ou derivados todos os dias, já que estão em fase de crescimento e estes são alimentos ricos em cálcio, essencial para esta fase da vida deles.

8. Observe e evite o consumo de bebidas alcoólicas e energéticas, que além de ser ilegal no caso do álcool, possuem concentrações de cafeínas e eletrólitos que podem ser ruins para o sistema cardiovascular e renal, no caso dos energéticos.

9. Estimule-o a movimente-se! Não ficar horas em frente à TV ou computador. O exercício físico estimula a produção de hormônio do crescimento (assim como o sono), além de alimente-se bem, dormir pelo menos de 8 a 10 horas por dia e fazer exercício físico. Tudo isso contribui para o melhor crescimento do adolescente.

10. Incentive-o a fazer escolhas saudáveis nos lanches da escola e nos momentos de lazer. Se você tiver dúvidas em relação a isto, procure o pediatra ou um nutricionista para orientação.

Sabemos da dificuldade dos pais nesta missão de fazer com que os adolescentes tenham uma alimentação saudável, mas essa luta pelo alimento ideal é uma trabalho que iremos ver resultados no longo prazo.

Enviado por Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • jayres disse:

    eu gostei muito das dicas e quero aprender a mim alimentar bem.pois tenho anemia e estou com muito medo disso ficar mais serio.

  • Vanessa Laurita de Melo disse:

    Adorei as dicas de alimentação que estão no site, a minha filha de 12 anos está com o colesterol um pouco acima do normal, se vcs tiverem outras dicas de como melhorar a alimentação dela por favor me ajudem, estou seguindo uma dieta de produtos integrais, desnatados e sem muito carboidratos, mas não sei se estou agindo certo, ela já está com consulta agendada com o clínico: Devo leva-la ao nutricionista…OBRIGADA……

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vanessa. Possivelmente seu filho tem colesterol alto de origem familiar. A consulta com um pediatra pode ajudar mais do que a de um clínico geral, a não ser que ele tenha experiência com crianças. A nutrionista pode ser útil, mas pouco adiantará se for de origem familiar.

      Atenciosamente,

      Equipe Hospital Infantil Sabará.

    • Eliane disse:

      Vanessa, boa tarde!
      Meu filho de 10 anos teve o mesmo problema desde os 2 anos de idade. Seu colesterol veio aumentando até que chegou no final do ano passado a um nível que não era mais tolerável. Levei-o à nutricionista a pedido do pediatra e começamos uma dieta a base de alimentos integrais, muuuuuita aveia, bastante frutas, legumes e verduras.
      Por incrível que pareça, após 30 dias do início da dieta, fiz um exame e a taxa do colesterol já havia baixado para da faixa de altíssimo para a faixa normal.
      Graças a Deus ele está muito bem fisicamente, com um apetite enorme, já está tolerando todos os alimentos oferecidos (exceto a alface!!) e crescendo bastante!
      Só tome cuidado porque nesta dieta, engordar é muito fácil!
      Beijos e boa sorte com sua menina. Que Deus te dê sucesso!

  • adorei essas dicas vou seguir elas sempre ao longo da vida.!!!!

  • schenonly disse:

    gostei mais quero saber o que devo comer no cafe da manha , almoço e no jantar e o que é melhor comer aos intervalos ao longo do dia.

  • Ana Beatriz disse:

    Adorei as dicas, mais, eu tenho 12 anos vou faser 13 em maio, peso 36, estou abaixo do peso, apesar de eu ja ter bastante seio e bumbum, quero ter mais gordura na coxa e nos braços tambem!Vocês tem algumas dicas para o meu caso? ficarei mt feiz se respoderem!

  • Vanessa disse:

    oi, eu sou a adolescente, estou a procura de dicas para melhorar a minha saúde, estou com 43 quilos, tenho 13 anos e mais ou menos 1,68. As vezes sinto umas dores no braço, na parte de dentro, tipo no osso. As pessoas dizem que é dor de crescimento, mas elas estão ficando frequentes sao mais fortes quando como açúcar. Pode me ajudar ?? A , faço ballet profissional 3 vezes por semana

  • jaqueline disse:

    olá,td bem?tenho 12 anos,vou fazer 13 em agosto e nessas férias quero aproveitar para emagrecer,eu não sou muito alta e estou pesando 57 kilos,e acho que estou um pouco acima do peso,meio gordinha,começei a parar de jantar e comer pouco,mas tenho medo dessa minha atitulde atrapalhar no meu crescimento,e queria muuito emagrecer e ficar com um corpo ideal.obrigada desde já

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jaqueline, tudo bem? Obrigado pela confiança. Primeiramente, parabéns pela preocupação com a sua saúde. De qualquer forma, sugerimos que você faça esta dieta com o auxílio e acompanhamento de um nutricionista ou pediatra. Portanto, é recomendável que você não tome atitudes por conta própria. Abraços! 🙂

  • Mallu disse:

    Oi, sou adolescente..
    tenho 13 anos acabei de completar mim chamo Maria Luiza e gostaria de saber como comer bem sem, engordar…. como d +

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mallu, tudo bem? Obrigado pela confiança! Primeiramente, parabéns pela inciativa de melhorar a sua alimentação. Escrevemos um artigo sobre alimentação de adolescentes e sugerimos a leitura: http://goo.gl/Qf8o1y. De qualquer forma, lembramos que é importante você visitar o seu médico e pedir orientações. Abraços! 🙂

  • Liana Ramos disse:

    Eu acho que alimentaçao saudavel eh muito importante na adolecencia eu sei beem pq estou nesta fase.

  • Debora disse:

    quero emagrecer

  • giovanna disse:

    ola meu nome é giovanna, tenho 13 anos! no começo do ano fui muitas vezes para a praia e com isso comi muitas frituras , assim comeceie a passar mal( vomitar) desde entao começei a emagracer pois evitei muitos alimentos.
    agora estou muito magra, abaixo do pesso e meus “amigos’ me chamam de porta pq n tenho nada. me sinto triste por isso1
    gostaria de saber como faço para poder engordar ( nao muito ), na medida certa para eu ficar mais bonita, e com mais saude?
    por favor me ajudeeeeeeee1

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Giovanna!

      Você já conversou com seus pais sobre isso? É importante que você consulte o seu pediatra, pois ele é a melhor pessoa para te orientar no momento.

      Um grande abraço e tudo de bom para você!

  • Camila disse:

    Olá! gostei muito das dicas , mas não são suficientes para mim , pois tenho 12 anos, tenho 1,57 cm , e peso 56 kilos!!! quero emagrecer ! me ajuda , tenho medo de pedir para meus pais me levar para um medico profissional , pois tenho medo de eles dizerem não e , não ligarem para mim !!! me ajuda por favor

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Camila! Não é preciso ter medo de conversar com seus pais, principalmente quando você está preocupada com a sua saúde. Peça para que eles te levem ao nutricionista – ele vai te ajudar a montar uma rotina alimentar ideal para o seu organismo.

      Um grande abraço!

  • Arlete disse:

    Bom Dia,

    Meu filho tem 15 anos, e apresentou em 7 meses, perda muscular e perda de peso (8kg), avaliação feita nas aulas de Ed física na escola. A alimentação dele possui, café da manhã,lanche na escola, almoço, lanche à tarde e janta em casa (geralmente café com pão). O que mudou em sua rotina, foi a escola (é longe) e o estudo é diferente, um pouco mais “puxado”. O que posso fazer para melhorar este quadro (evitar a perda muscular)
    a partir da alimentação? e se tiver outras recomendações também agradeço.
    Obrigada.
    Arlete

    • Equipe Sabará disse:

      Arlete,

      A melhor coisa a se fazer é levar o seu filho a um pediatra, para que ele possa examiná-lo e, caso sinta necessidade, solicitar exames.

      Abraço!

  • Gabriel disse:

    Oi, tenho 13 anos, meço 1,70 e peso 86 kg. Não sou gordo e eu suponho que seja massa muscular…
    Eu tenho dúvidas sobre minha rotina e se devo continuar com ela:
    Acordo de manhã, tomo um achocolatado (com ovomaltine) e como uma torrada com queijo branco. Então vou para a escola, onde eu raramente lancho (e quando como é geralmente maçã ou pêra). A tarde, vou a escola de ingles na segunda e quarta, onde como massa ou arroz com carne branca e volto para casa, aonde faço academia (do predio mesmo, geralmente corro na esteira, faço bicicleta e series de abdominais e levantamento de peso) por uma ou uma hora e meia. De terça e de quinta almoço na escola, quando geralmente como fast-food (sendo essas as unicas vezes que como esse tipo de comida na semana) e em seguida faço handball por uma hora e meia. (Nao faço nada as sextas, mas pretendo começar a fazer futebol). Janto carne vermelha com arroz e vegetais variados e/ou salada, jogo um pouco de video game e mecho na internet e vou dormir. Devo permanecer assim no ano que vem?

    • Equipe Sabará disse:

      Gabriel,

      Seria interessante que você se consultasse com um nutricionista ou com o pediatra, para que ele possa indicar a dieta mais ideal para o seu dia a dia e organismo. Continue se exercitando e mantendo uma alimentação saudável, com certeza você só tem a ganhar com esses hábitos.

      Um grande abraço!

  • natyelle cristina disse:

    ola meu nome é natyelle tenho 12 anos tenho 1,62 e peso 54k ja fiz de tudo para esmagrecer mas n consigo…..mas o q mais me desanima é pq 2012 eu pesa 27k e de 2013 para ca engordei tudo por isso vim pedir para vcs me passarem uma dieta alimentar segura e q funçione ,,,,e uma lista de exercicios q posso fazer em casa mesmo sem danifiucar minha saude….. muito obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Natyelle! O ideal é que você peça para os seus pais te levarem a um nutricionista para que você receba orientações e uma dieta de acordo com seu estilo de vida e que seja ideal para o seu organismo. Grande abraço!

  • Brunna Honoratto disse:

    Olá , meu nome é Brunna eu Tenho 13 Anos e tenho 1,50 de altura e peso 48 Maiss. Eu estou achando que estou um pouco acima do do peso, entao , Eu estou?

  • Ana Sofia disse:

    Ola tenho 12 anos meço 1.64 e peso 56 qual deveria ser o meu peso ideal? Ha algum troque para evitar os chocolates e gomas?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana! Tudo bem?
      Você pode verificar o seu Índice de Massa Corpórea no nosso site: http://goo.gl/a9W2WA

      Se você quiser uma dieta saudável, converse com seus pais para te levarem a um nutricionista – ele pode te ajudar a construir hábitos saudáveis.

      Abraços!

  • Izadora disse:

    Oi,Meu nome é Izadora tenho 12 anos,E durante as ferias eu comi muita fritura,coisas gordurosas em geral e acabei ficando com uma ”barriguinha”E isso esta me encomodando muito,E queria perder isso ,pois gosto do meu corpo,Nas ferias ,engordei 1kg mais não entendi o porque dessa barriga.Na familia do meu pai,Todos são gordos e ja vi minhas primas que eram magras ficarem gordas,E eu estou com muito medo disso acontecer comigo,Voces acham que mesmo cuidando direitinho da minha alimentação eu vou engordar por causa da genetica? E o que eu faço pra perder essa minha barriguinha? Minha mãe me disse que eu ganhei essa barriguinha,Porque eu fiquei parada nas ferias(Não andei muito) Isso tambem éh verdade? Obrigada ,Beiijos 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Izadora. É normal comer um pouco a mais nas férias. Você está em um período de descanso e tem sempre coisas legais para fazer. A “Barriguinha” que você ganhou, pode ser facilmente eliminada com alguma atividade física. Veja algo que você goste de fazer para não se tornar cansativo. A genética é um fator importante, mas não necessariamente você ficará gordinha por causa dela. Sim, se cuidar da sua alimentação e fizer exercícios não engordará e poderá se manter no peso desejado. Sim, o que sua mãe diz é verdade. Quando ficamos parados a tendência de engordamos é maior. Boa sorte e não se preocupe tanto, com isso. Você está em fase de crescimento e precisa se alimentar bem, sem esquecer os exercícios. Mas, se desejar um acompanhamento médico peça à sua mãe para te levar a uma nutricionista. Ela também poderá te indicar alimentos e atividades que te ajudarão a manter seu peso. Abraços.

  • Bárbara disse:

    Olá eu preciso engorda oqe devo fazer ??

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Bárbara, recomendamos que busque a ajuda de um profissional nutricionista para que ele possa te ajudar a ganhar peso. Certamente, ele indicará uma alimentação que resultará no ganho de peso que você precisa. Obrigado

  • Matheus Mendes disse:

    ola,meu nome e matheus tenho 16 anos,e 1.80 queria saber se caminhada pode estimular meu crescimento e o quanto.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Matheus, qualquer tipo de exercício físico estimula o crescimento. Mas, recomendamos que busque uma consulta médica para que ele possa informar a você qual seria o exercício mais adequado, já que cada corpo responde de maneira diferente aos estímulos físicos. Abraços.

  • alexandra disse:

    Oii. Uma pergunta pode usar suplementos aos 12 anos?
    Eu tenho dose anos e quero entrar na academia mas náo adianta ir a academia sem ter uma diet, sugestão de dieta?
    Não gosto do meu corpo, amoo muito todos s tipos de ativ. Fisica tenho uma grande paixão por exercicios. E quero muitouma sugestão de dieta para aumentar a minha massa muscular

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alexandra, realmente é muito bom que você goste de todas as atividades físicas. Isso é importante para o seu desenvolvimento. Quanto a dieta e a ingestão de suplementos, recomendamos que peça a sua mãe ou responsável que a leve a uma consulta com um médico nutricionista. Ele poderá te ajudar e indicar a melhor dieta, para que você se sinta melhor. Abraços.

  • Maria Luisa disse:

    Ola , meu nome é MARIA LUISA , tenho 12 anos , e gostaria de saber como faço para ganhar peso e mais massa , um peso bom , não exagerado , pois estou me achando um pouco sem peso e sem massa , e quero uma dica de vocês !! BEIJOS ..

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria Luisa, você pode fazer bastante exercícios Físicos. Tente encontrar algo de que gosta: natação, futebol, musculação. Também recomendamos que peça a sua mãe ou responsável que a leve a uma consulta com um médico nutricionista. Ele poderá indicar o melhor tratamento. Abraços.

  • Duda fernandes disse:

    olá,gstaria muito da sua ajuda, na faze dos 8 anos eu estava com o corpo em forma assim que cheguei aos 11 emagreci muiiitoooooooooo! estou pesando 36kg.
    gstaria mt q vcs me enssinassem uma dieta para engorda cm saude .
    ME AJUDEM.

    BEIJAOOOO!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Duda tudo bem? Você está em fase de crescimento e por isso seu corpo sofre algumas alterações. Peça a sua mãe ou responsável que a leve a um méico nutricionista. Apenas ele, após exames precisos, poderá indicar a melhor dieta para que você ganhe peso. Abraços.

  • Duda disse:

    Olá,me chamo Maria Eduarda,tenho 12 anos 1.52 e nas férias eu engordei 4 quilos,e agora não consigo mais perder e me viciei em chocolate. O que você acha que eu devo fazer para perder peso? meu peso normal é 46 quilos e estou com 50.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Duda, primeiro de tudo: diminuir a quantidade de doces que você come. Nas férias é normal a gente relaxar mesmo e comer algumas guloseimas, mas se você quer manter seu peso, precisa diminuir a frequência com a qual as come. Segundo: Que tal uma reeducação alimentar? Tente comer mais frutas, verduras e se alimentar direitinho com sucos e coisas naturais. Você também pode fazer exercícios físicos ou alguma atividade que goste, como dança ou futebol, por exemplo! Pronto, na sua idade essas ações já serão suficientes para você voltar ao peso desejado.

  • Nicolly Neckel disse:

    oi eu sou a nicolly e gostaria de saber como faço para perder 1 quilo a cada 2 semanas mais sem prejudicar a saude

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Nicolly, é muito relativa a quantidade de peso que você pode eliminar em uma semana. Depende de fatores como: alimentação, exercicios físicos e cuidados com a saúde. Recomendamos que busque auxílio de um nutricionista para que ele possa indicar o melhor procedimento na sua perda de peso. abraços.

  • Amanda Monteiro disse:

    Olá,meu nome é Amanda e eu queria saber se se o meu peso 52 kg está ideal para minha idade e altura.Que é 14 anos e 1,53 de altura

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Amanda, sem conhecer o seu quadro clínico não temos como afirmar a normalidade do seu peso em comparação com sua altura. Recomendamos que busque auxílio de um médico especialista, para que ele possa tranquilizá-la sobre o fato. Abraços.

    • karlinha disse:

      esta sim as vezes os adolecentes pensam que estão , gordos (a0 mocinha mas e totalmente, normal .

  • Júlia Moreira disse:

    Oi, sou a Julia e tenho um filho de 12 anos, que desde q nasceu não gosta muito de comer tem um pouco de neura de gordura. E até hj eu tenho q ficar encima dele pra comer como deve ser tento sempre variar as refeições, evito frituras tento mesmo seguir um padrão bom, só q o tempo passa e ele nada de melhorar! Ele cresceu pouco e não gosta tbm muito de exercícios!e pesa apenas 30 kilos! Várias pessoas vivem me dizendo q ele está muito magro! Tem criança com 9 anos q é maior q ele! Mais tbm depois penso eu só tenho 1.64 e meu marido 1.67 não somos altos! Só que acho ele muito miudinho! Aí falo com ele e ele me diz q tem amigos menor que eles e com 27 kilos ! Já não sei o que pensar se procuro uma nutricionista ou se obrigo ele ir numa academia ou outro exercício ( ele faz natação uma fez por semana na escola)! Se puder me esclarecer essa dúvida agradeceria muito e obrigada pela sua atenção desde já!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Julia, realmente os pequenos hoje têm grandes preocupações com o peso. Recomendamos que o leve a um nutricionista a princípio. Talvez, escutando o médico, ele coma um pouco mais e perceba a importância de uma boa alimentação. Além disso, o especialista poderá indicar uma dieta adequada para a idade e porte físico do seu filho. Abraços.

  • Maria Clara disse:

    Olá.tenho quase 11 anos e faço acompanhamento com profissionais.peso 46 kg com 1,42.mas ñ consigo pede peso.Será q vou crescer quantos cm??? Tenho idade óssea de 12 anos e já estou na menarca.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria, sem conhecer o seu quadro clínico não temos como afirmar a normalidade ou não. Recomendamos que tire todas as suas dúvidas com o médico que já está fazendo o seu acompanhamento. Caso queira uma segunda opinião, peça aos seus pais ou responsáveis que te levem em uma outra consulta. Assim você pode realizar um parâmetro e escolher qual o tipo de tratamento que vai se adequar mais ao seu corpo e suas necessidades. Abraços.

  • giovanna disse:

    eu vou tentar seguir a dica

  • juliana disse:

    dicas perfeitas

  • graziele disse:

    ola meu nome graziele mas pode me chamar de ´´grazi´´e tenho 12 anos eu queria pedir ajuda como fasso paraparar de comer frituras e guloseimas como faço para gostar mais de exercicio fisico

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Grazi, tente mudar seus hábitos aos poucos. Agora você ainda é uma criança, mas quando estiver mais velha vai perceber os resultados negativos que a falta de exercícios ou uma alimentação desregrada podem causar. Tente fazer algo que goste: natação, andar de bicicleta, futebol, volei… Enfim, algo que a atraia. Quanto a alimentação, busque coisas saudáveis e apetitosas, para que você não sinta tanta falta das frituras. Abraços.

  • Patrick disse:

    Estou há dois anos com meu marido e enteados e nos damos muito bem.
    Porém, estou passando por um sério problema no relacionamento: a alimentação.
    No início foi um pouco difícil de me adaptar (mas como eu tinha que me adaptar a outras situação, esta parte foi deixada de lado e confesso que era cômodo seguir o que eles ditavam a respeito de nutrição) mas agora está impossível de lidar com isso.
    Atualmente, por exemplo, vou ao mercado e procuro resumir ao mínimo a compra de “porcarias” , mas TENHO que comprar três, quatro refrigerantes para a semana, sucos artificiais (de saquinho), 4 barras de chocolate e uma caixa de bombom ( para serem consumidos religiosamente à noite depois da janta).
    Foi bom falar em janta, pois em casa não se come nada de sobras do almoço no jantar e a alimentação neste horário consiste em lanches comprados como x -salada, pizza, tortas congeladas ou massas congeladas (compradas de um senhor já conhecido em casa como o homem da massa”) ou pão com presunto e queijo.
    No almoço eu sempre faço arroz branco, feijão, uma carne moída ou bife, uma omelete, salada -geralmente de tomate e alface com cebola – e algum legume refogado – como abobrinha, mandioquinha salsa, couve -flor, beterraba…mas permanecem quase intocáveis, digo quase porque meu marido “para não fazer desfeita” come uma colher ou outra, mas o meninos não comem.
    O meu ” filho” mais velho não gosta de tomar àgua, raramente toma pura, ou mistura com suco, ou tem que ser refrigerante. Meu marido também tem grande necessidade de refrigerante, mas na opinião dele tem que ser “zero”, e da minha parte a resistência ao refrigerante dobra, pois sei que os produtos “zero” são mais prejudiciais à saúde.
    Esses dias tentei pela primeira vez fazer uma sopa, fiz por dois dias, mas houve grande rejeição do pessoal de casa, sem contar que a sopa tinha restrição de não pode ter isso, não pode ter aquilo, e a carne foi o chamarisco nas duas vezes.
    Bom, por estes motivos estou gravemente irritada com tudo e todos aqui em casa. Não estou suportando a situação de me sentir pressionada no momento das refeições, e comer é um necessidade diária – de não poder fazer o que eu acho o melhor e mais saudável, imagine quanta contrariedade sinto!
    Ah! Outra coisa, o disperdício, eu não admito ter que jogar comida fora e deixar estragar as coisas, mas como eu disse, em casa ninguém come coisas um pouco passadas!
    Gostaria saber se estou errada em minhas queixas??? pois como fiquei muito tempo solteira (vale lembrar que pra piorar eu não sou boa cozinheira) pode ser que eu não esteja acostumada com o ritmo alimentar de uma casa, com filhos de 9 e 14 anos.

    Grata pela atenção.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, pelo que você relatou tem uma grande luta em sua casa com relação à alimentação. Mas, é preciso manter a calma. Os costumes são muito dificeis de serem mudados, principalmente de maneira radical. Primeiro, tente conversar com seu esposo e dizer o que a incomoda. Ele pode se tornar um aliado. Tente provar que a alimentação desregrada pode trazer problemas futuros, mas não se atenha muito a obrigação de ter que prover algo saudável. As crianças estão em fase de adolescência e não aceitação do que os pais impõem. Isso é normal. Tente conversar com eles e fazer uma troca. Por exemplo, se eles almoçarem corretamente, eles comem chocolate a noite, se não, nada de doces. Mas, isso tem que ser conversado com seu marido antes e tem que parecer uma troca divertida. Lembre-se que, para adolescentes, imposições são sempre negadas. Também é interessante levá-los a um nutricionista para que eles possam ouvir de um especialista todos os males que uma má alimentação pode trazer. Abraços e esperamos tê-la ajudado.

  • Lorena disse:

    Ola Meu Nome é Lorena Tenho 12Anos Eu Peso 48 é Normal o meu peso ou nao

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Lorena, sem conhecer o seu quadro clínico e a sua alimentação diária não temos como informar se é normal ou não o seu peso. Recomendamos que peça aos seus pais ou responsáveis para que busquem levá-la a um médico e vejam, após exames, qual o procedimento correto a ser feito. Abraços.

  • Alann joose disse:

    Muito bom esses alimentos gostei

  • nos iremos tentar seguir a sua dica , muito obrigado pela essa bela dica .

    ass: Brunna e Julia

  • Anielle da silva disse:

    Ola meu nome é Anielle da silva , tenho 13 anos ,peso 70,0 , eu quero saber se o meu peso é adequado pra mim?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Anielle, para calcular seu IMC é necessário uma fórmula que leva em conta seu peso e altura: IMC = peso / (altura x altura). Você pode fazer esse calculo com base nas suas informações.
      Abraços!

  • Joao disse:

    Olha tenho 15 anos , 1,81 de altura e eu vou para academia mas eu nunca comi verduras ou frutas so derivados e eu sei que faz mal porem nao me acostumo a essas comidas , alem disso gosto muito de coxinha e chocolate/leite condensado eu queria saber se posso sofrer algo no futuro com isso . ?

  • Evellyn disse:

    Oii , Eu tenho 14 anos e queria saber com fasso pra pegar massa no corpo atraves de uma alimentação saldavel sem precisar ir a uma academia ? Não preciso ir a academia porque pelomenos uma ou duas vezes por semana eu Sambo e fasso aula de dança na academia e perco calorias e ate onde eu sei , esses dois tipos de dança e bom para o corpo tambem e um exercício . Bjs !

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Evellyn. Você pode fazer bastante exercícios Físicos como a dança que já pratica. Mas recomendamos que peça a sua mãe ou responsável que a leve a uma consulta com um médico nutricionista. Ele poderá indicar o melhor tratamento. Abraços.

  • Mariana disse:

    Olá, eu tenho 14 anos de idade, 1, 69 de altura e peso 59 kilos. Goastaria de saber como manter uma alimentação saudável para a minha idade, e qual seria a melhor opção entre (aula de dança) ou (natação). Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mariana! Não temos como diagnosticar sem conhecer o quadro clinico. Recomendamos que visite uma nutricionista e tire todas as suas dúvidas com esse especialista. Abraços.

  • Daniel disse:

    Olá,meu nome é Daniel,tenho 12 anos,não sou nem ‘gordo’ nem ‘magro’ sabe,sou ‘normal’.Queria saber se eu,com essa idade,poderia fazer exercícios físicos para ganhar massa muscular,ou pra ganhar um abdômen malhado.Gostaria muito que vocês ai,respondecem minha pergunta.Obrigado ai.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Daniel. A alimentação saudável é importante em todas as idades independente de sua rotina de exercicios. Fique atento a essas questões, pois o consumo adequado de frutas e legumes são extremamente benéficos á saúde.

  • Ana disse:

    Olá, gostei muito das dicas estou a precisar mesmo de emagrecer. Mas estou viciada na televisão. Eu bem tento fazer exercício mas chega a hora das refeições e… repito não sei porquê; sei que não é fome deve ser mesmo por vicio. Ainda não tenho diabetes mas o meu pai tem tenho medo de os ganhar.

  • Olá meu nome é Lavinia tenho 14 anos e gostaria de saber se eu estou muito acima do peso tenho 1 , 70 de altura e peso 66 k é muito ?

  • Isabel disse:

    Olá. Gostaria de saber se uma adolescente de 14 anos, tem 1,68 de altura e pesa 64kg está acima do peso ideal.

  • Ana disse:

    Oi,meu nome é Ana,tenho 13 anos,e estou muito abaixo do peso,tô pesando 28,56KG e tenho 1,46 de estatura,como eu faço para engordar de uma forma saudável?

  • Olá,meu nome é Carmélia,tenho doze anos,e tenho um corpo aparentemente bo.om.. Mas quero perder pois acho que estou com um poco de massa corporal a mais,Queria saber que tipo de coisas são ideias e corretas para que perder essas calorias.Também quero s
    saber se posso fazer isso,peso por volta de 49 kg..
    Com esse peso, posso fazer isso sem ser prejudicada?!

  • Diogo disse:

    Olá eu sou o Diogo tenho 13 anos o meu IMC é de 23.53 tenho 1,70 de altura e peso 68 kilos, apesar de dizerem que estou normal no calculo eu tenho ”gordura” a mais na parte central da barriga.
    Eu já joguei Futsal mas deixei hà 1 ano e agora tou se mfazer exercicio. Ontem eu comecei a fazer exercicio de 7 minutos 1 aplicaçao disponivel na play store eu gostaria de saber que alimentação me recomendariam pois eu gosto muito de arroz e bifes grelhadas.
    Mas sei que nao se deve comer sempre isso. Obrigado e espero que me ajudem pois gostaria de perder alguma gordura pois vem ai o tempo de praia e gostaria de poder mostrar minha nova barriga em vez daquela cheia de gordura.

  • Diogo disse:

    Olá,
    Eu tenho 14 anos peso 68kilos e meço 1,70m eu deixei de fazer ”exercicio” hà 1 ano pois deixei de jogar futsal agora so vou dar 1 volta de bicicleta de 5 minutos 1/2 vezes por semana gostaria de perder um pouco de peso, aliás nem é peso é mais a gordura que tenho no centro da barriga e agora vem aí o tempo de praia e as férias e queria me sentir ”bem” estando de calçoes de banho apesar de quando eu calculo meu IMC me digam que ele esteja normal eu bem tento mas não consigo de comer «porcarias» em 1 semana fui 2 vezes ao MCDonald comer hamburguer de carne de vaca com molhos e tudo é claro que nao lá vou todas as semanas mas 1 vez por mes quase todos os dias eu como arroz e 1 ou 2 bifes mas desde há 1 semana que tenho vindo a variar carne e peixe cozido.
    Gostaria de saber que desporto me recomendaria a fazer agora nas férias sem ter de ser numa academia pois onde moro não há nenhuma aqui perto.
    E a alimentação 1 dica para eu consiguir controlar o que como
    além disso eu na escola como sempre 1 pão com queijo e fiambre e bebo 1 ice tea de pessego gostaria de saber se este lanche é normal pois eu o tomo 2 vezes de manha.
    Obrigado e pelo que li em cima axo que me vao ajudar demodo a que haja bons resultados pelos comentarios acima.

  • Flavia Alessandra disse:

    Olá, meu nome é Flávia, tenho 17 anos e estou começando a fazer academia, quero ter um corpo em forma e quero ter também uma alimentação saudável, gostaria de saber como seria uma alimentação saudável pra mim que combinasse a minha idade e a academia. Agradeço se puderem responder.

  • Daniel disse:

    Meu nome é daniel,tenho 13 anos e apenas 1,42 sou mt baixinho e me sinto mal ja faço acompanhamento e mesmo assim gostaria muito que pudessem me ajudar!

  • Eduardo disse:

    Olà meu nome é eduardo e eu tenho 35 kilos e queria saber como emagrecer

  • maria luiza disse:

    ola eu tenho doze anos tenho 1.55 e peso 43 quilos eu tenho uma alimentacao equilibrada e gosto de frutas e verduras eu faco natacao e danca e a noite vou para praca correr com meu pai e andar de bike. Minha mae fala q estou com aparencia cansada de tudo oq faco tdos os dias sera se preciso me preucupar?

  • juliana santos disse:

    oi, meu nome é juliana eu tenho 12 anos, nunca tive problema com peso mais de um tempo pra ca comesei a ganhar mt barriga queria saber oq eu posso fazer para perder essa barriguinha ? tenho 1,63 de altura e peso 55 kg

    obg

  • Thalia disse:

    Eu tenho 17 anos não consigo manter peso o que posso comer para ganha e mater peso

  • sabrina disse:

    oi eu tenho 12 anos e minha mãe emplica sempre com este negosio so pq eu como um pacote de balacha salgada e + nada a ñ ser o meu cha q tomo a noite
    ela esta certa ????
    pq?????

  • eduarda disse:

    OLÁ MEU NOME É EDUARDA TENHO 12 ANOS QUERIA SABER SE DE ACORDO COM A MINHA IDADE EU JA POSSO COMEÇAR A IR A ACADEMIA TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

  • Bia disse:

    Olá, tenho 13 anos (e 9 meses), meço 1,56 e peso 39kg. Gostaria de saber como posso ganhar peso de forma saudável (dicas de alimentação etc) e que tipo de exercícios posso fazer para ganhar massa muscular e ficar saudável (exemplo exercício de academia, como esteira, abdominal ou musculação, pois na escola onde estudo não há nenhum tipo de esporte). Caminho cerca de 15 minutos todos os dias, mas fora isso não costumo me exercitar.

  • Roberta Cristina Pardo disse:

    E quando o pré adolescente está com pressão 14/90 e14/10 quase TDS os dias o que fazer

  • Roberta Cristina Pardo disse:

    E quando o pré adolescente está com pressão 14/90 e14/10 quase TDS os dias o que fazer

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade