PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Benefícios da amamentação do sistema imunológico do seu bebê
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Benefícios da amamentação do sistema imunológico do seu bebê

Benefícios da amamentação do sistema imunológico do seu bebê

13/07/2017
  3185   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O leite humano é conhecido por fornecer praticamente toda a proteína, açúcar e gordura que seu bebê precisa para ser saudável. Também contém muitas substâncias que beneficiam a imunidade (sistema imunológico) dos bebês, incluindo anticorpos, fatores imunológicos, enzimas e glóbulos brancos. Estas substâncias protegem o seu bebé contra uma grande variedade de doenças e infecções não só enquanto ele está amamentando, mas em alguns casos, muito depois de ter desmamado. Fórmulas infantis (leite em pó) não podem oferecer esta proteção.

Se você tiver um resfriado durante a amamentação, por exemplo, é provável que você passe os germes frios para seu bebê, mas os anticorpos produzidos pelo seu corpo para combater a doença também serão transmitidos através do seu leite. Estes anticorpos ajudarão seu bebê a conquistar os anticorpos do resfriado mais rapidamente e eficazmente e possivelmente evitar desenvolver a doença completamente.

Esta defesa contra doenças diminui significativamente as chances de um bebê amamentado sofrer infecções como otites, vômitos e diarreia, pneumonia, infecções urinárias ou certos tipos de meningite. Os lactentes menores de um ano que amamentaram exclusivamente durante, pelo menos, quatro meses, por exemplo, eram menos propensos a serem hospitalizados por uma infecção do trato respiratório inferior, como coqueluche, bronquiolite ou pneumonia, do que as crianças que receberam fórmula láctea para infantes.

Todos os seres humanos têm um número muito grande de bactérias que normalmente residem em seus intestinos e no corpo em geral (pele, boca, etc.). Algumas das bactérias servem funções normais e saudáveis, e algumas podem causar doenças como diarreia. O leite humano estimula o crescimento de bactérias saudáveis ​​no trato intestinal do bebê amamentado. Ele faz isso promovendo um ambiente geralmente saudável e, em parte, através de substâncias chamadas prebióticos, que são encontrados no leite humano. Uma vez que o leite humano estimula o crescimento destas bactérias “amigáveis”, outras bactérias como E. coli, que são mais susceptíveis de causar doenças, são inibidas de crescer, multiplicar e anexar ao revestimento do intestino, onde podem causar infecção.

No que diz respeito à prevenção de alergias, há evidências de que a amamentação protege bebês nascidos de famílias com história de alergias, em comparação com os bebês que são alimentados com uma fórmula padrão de leite de vaca ou uma fórmula de soja. Nessas famílias de “risco”, os bebês amamentados geralmente apresentavam menor risco:

  • De alergia ao leite,
  • Dermatite atópica (comumente conhecida como eczema)
  • Sibilância precoce,

Se foram amamentados exclusivamente por pelo menos quatro meses. Presume-se que os componentes no leite materno proporcionam proteção contra essas doenças alérgicas. Embora os benefícios a longo prazo da amamentação sobre as alergias permaneçam pouco claro e os estudos não tenham avaliado cuidadosamente o impacto em famílias sem história de alergia.

A transferência dos anticorpos do leite humano e de outras substâncias imunológicas também pode explicar por que as crianças que amamentam por mais de seis meses têm menos probabilidade de desenvolver leucemia e linfoma agudo infantis do que aquelas que recebem fórmula. Além disso, estudos demonstraram uma redução de 36% (alguns estudos mostram que esta redução é tão alta quanto 50%) em risco de síndrome de morte infantil súbita (SIDS) entre os bebês que amamentam em comparação com aqueles que não, embora as razões para isso não sejam totalmente compreendidas. Pesquisas recentes indicam que os bebês amamentados são menos propensos a serem obesos na adolescência e na idade adulta. Eles também são menos vulneráveis ​​ao desenvolvimento de diabetes tipo 1 e tipo 2.

Saiba mais sobre aleitamento materno:

https://institutopensi.org.br/?s=aleitamento+materno

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: “New Mother’s Guide to Breastfeeding”, 2nd Edition (Copyright © 2011 Academia Americana de Pediatria)

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.