PESQUISAR
Bronquiolite é uma das causas mais comuns de internação de crianças no mundo inteiro, e não é diferente no Hospital Infantil Sabará onde no pronto socorro, unidade de internação e UTI, sempre têm crianças com esta doença…
Uma diretriz atualizada da Academia Americana de Pediatria oferece orientação pediatras no diagnóstico, tratamento e prevenção da bronquiolite, uma doença geralmente causada por infecções virais do trato respiratório inferior, que é a causa mais comum de internação entre crianças com menos de 1 ano de idade.
Esta orientação atualiza e revê uma diretriz anterior, publicada em 2006. A nova diretriz, que se aplica a crianças de 1 a 23 meses de idade, enfatiza que o teste para o vírus específico é desnecessário porque bronquiolite pode ser causada por vários vírus. A evidência mostra que os broncodilatadores não são eficazes em mudar o curso da doença, a nova diretriz não recomenda uma dose de teste com um broncodilatador.
As atualizações da orientação da recomendação para o uso do antiviral palivizumabe para a prevenção de infecções associadas com o vírus sincicial respiratório (RSV) , para alinhar com uma declaração de política AAP publicado em julho de 2014. A diretriz, que é baseada em uma revisão de evidências abrangente, enfatiza que o cuidado apenas de suporte tais como oxigênio e hidratação é recomendado em casos de bronquiolite.
Embora bastante técnica para os leigos em geral, a recomendação básica do tratamento das bronquiolite continua o mesmo, dando ênfase para os cuidados gerais com oxigênio e hidratação, e alguns casos o uso de antivirais. Para os quadros graves os médicos escolherão a melhor opção de tratamento.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: From the American Academy of Pediatrics
Clinical Practice Guideline
“Clinical Practice Guideline: The Diagnosis, Management, and Prevention of Bronchiolitis “ A diretriz, foi publicada no Pediatrics novembro 2014 (publicado on-line 27 de outubro).
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.