PESQUISAR
Historicamente a partir V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano, ocorrido em setembro de 2010, onde se agregou outros países foi proposto que o dia 19 de maio de cada ano fosse comemorado o dia Nacional de Doação de Leite Humano. Posteriormente, tivemos a criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, nesta mesma data.
Na atualidade o Brasil é o líder mundial no desenvolvimento do banco de leite por possuir a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do mundo. Por isso também é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países neste setor.
Para doar, a mulher deve ser saudável e não tomar medicamentos que contraindiquem a amamentação. Uma vez doado, o leite será avaliado por meio de testes laboratoriais. Depois, será selecionado com base nos resultados destes exames e armazenado. Somente, após todo este processo poderá ser liberado e irá beneficiar inúmeros bebês que nasceram prematuros ou estão internados nas Unidades Intensivas Neonatais.
Não há dúvidas quanto os benefícios do leite materno, o ouro branco para nossas crianças. Quando nos referimos a estes pequenos guerreiros, em especial aqueles que nasceram com peso abaixo de 1500 gramas, poucos mililitros de leite humano terão importante impacto na imunidade e sobrevida.
No Município de São Paulo existe um programa de coleta domiciliar. Para tanto deve ser feito um cadastro e seguir as orientações de coleta. O processo incluir a visita de uma ambulância à residência das doadoras e este leite será disponibilizado para os berçários de alta complexidade do municipal.
Esperamos que nesta data comemorativa, aproveitamos para conscientizar e incentivar a doação do leite materno que contribuirá para salvar vidas de milhares de bebês.
Saiba mais: