PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dicas de Segurança Para o Uso de Medicamentos em Crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dicas de Segurança Para o Uso de Medicamentos em Crianças

Dicas de Segurança Para o Uso de Medicamentos em Crianças

31/03/2014
  2401   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

medicamento

Nos EUA, mais de 7.000 crianças visitam o departamento de emergência a cada ano por problemas relacionados com reações aos medicamentosas ou erros ao ministrar a medicação. Erros geralmente envolvem medicamentos para dor e febre, como paracetamol e ibuprofeno. Para evitar esses erros, alguns cuidados devem ser postos em prática.

 Dicas de segurança Medicação em Geral

 1-     Mantenha os medicamentos fora do alcance das crianças, e devidamente fechados para evitar o fácil contato.

2-     Medicamentos compostos, muitas vezes têm vários medicamentos misturados dentro. Por exemplo, não dê um remédio para febre se a criança já está usando um remédio para resfriado. Lembre-se, medicamentos simples (com um componente) são geralmente melhores para evitar confusão.

3-     Verifique a etiqueta da medicação e leia as datas de vencimento. Remédios vencidos podem perdem o efeito e são prejudiciais.

4-     As crianças prestam atenção aos adultos que tomam medicação. Às vezes, uma criança de 2 ou 3 anos de idade pode dizer que têm uma dor de cabeça ou dor de estômago para chamar a atenção ou para tomar a medicação que o adulto tomou. Por isso, preste atenção aos sintomas que a criança diz sentir.

Dosagem de Segurança

 1-     Dar a dose correta. Medir a dose exatamente.

2-     Use uma colher de medição ou seringa. Uma colher de chá = 5 ml (cc). Colheres de chá e colheres de cozinha não são precisas, elas detêm 2-7 ml (cc) e não devem ser usadas.

3-     Dê o medicamento nos horários prescritos. Se você esquecer de uma dose, dar-lhe o mais rápido possível e dê a próxima dose no intervalo de tempo correto após a dose final.

4-     Dar medicamentos que tratam os sintomas (tais como: tosse persistente) somente se seu filho precisar e nunca para crianças com menos de 2 anos. O uso contínuo geralmente não é necessário. Fale com o seu prestador de cuidados de saúde.

5-     Tenha cuidado especial com medicamentos que se compra sem receita. Alguns medicamentos para adultos nunca devem ser usados em crianças. Fale com o seu médico ou farmacêutico.

6-     Antitérmicos podem ser dados para febre acima de 38 ° C. Lembre-se que a febre pode ser uma maneira do organismo para combater a infecção. Tenha cuidado para não usar casualmente medicação para baixar a febre.

 Medicamentos e Alimentos

 Geralmente é melhor não misturar medicamentos com comida ou bebida porque podem interferir em sua eficácia ou diluir a dose. Pergunte ao médico do seu filho antes de misturar medicamentos com alimentos ou líquidos.

Alguns medicamentos não possuem um gosto muito bom. Seu filho pode comer antes ou depois algo para ajudar a amortecer a gosto. Ou ainda, você pode oferecer um suco favorito para ajudar a engolir a medicação ruim.

Se o medicamento não é essencial (como a maioria dos medicamentos não prescritos) pode ser suspenso. Se você não tem certeza, contate o seu prestador de cuidados de saúde. Se a medicação é essencial, seja firme, e ajude-os explicando a razão para a necessidade.

Se o seu filho precisa tomar a medicação, seja em casa na escola ou no berçário, não esqueça de falar com o responsável. Além disso, quando ele estiver bem o suficiente para voltar para a escola / creche, os professores e orientadores precisam ajudar no monitoramento durante o tempo de medicação, compartilhar informações sobre as melhorias dos sintomas e como eles estão respondendo ao tratamento.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Adaptado de Currículo para Administração de Medicamentos em Educação e configurações Child Care (Copyright © American Academy of Pediatrics 2012)

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutas para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.