PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Como diminuir o risco de defeitos congênitos?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Como diminuir o risco de defeitos congênitos?

Como diminuir o risco de defeitos congênitos?

28/01/2014
  478   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Eis algumas dicas que futuras mamães e gestantes precisam saber para proteger o bebê

risco de defeitos congênitos

Existem coisas que você pode fazer para garantir uma gravidez mais saudável e reduzir o risco de defeitos de nascimento.

Pré-natal

Agende uma visita pré-natal com o seu médico. Esse é o cuidado que uma mulher em idade fértil recebe antes da gravidez. E serve para:

• Identificar condições de saúde pré-existentes;

• Uma visita pode ajudar você e o médico a identificar e tratar problemas de saúde que podem afetar negativamente a gravidez. Estas condições incluem pressão alta, diabetes e determinadas infecções;

• Discussões importantes. A visita dá ao médico a oportunidade de debater assuntos importantes, tais como nutrição, peso, exercício, redução do estresse, fumo, consumo de álcool e alimentação, detalhes que podem comprometer a saúde da gestante;

• Visitas pré-natais também são uma oportunidade para o médico administrar quaisquer vacinas que faltam e fazer ajustes para quaisquer medicamentos para garantir que eles sejam ingeridos da forma mais segura possível.

Histórico de saúde da família

Além de perguntar sobre seu histórico de saúde, o médico também perguntará sobre a saúde do parceiro e da família. Se você ou o parceiro tem um histórico de defeitos congênitos ou nascimentos prematuros ou se qualquer um de vocês tem um alto risco para a doença genética com base no histórico familiar, origem étnica ou idade, o médico pode sugerir que se busque aconselhamento genético.

Ácido fólico

O seu médico irá sugerir que você tome ácido fólico para prevenir certos tipos de defeitos de nascimento. A dose mais elevada pode ser recomendada em algumas situações, especialmente se você já teve um filho com certo tipo de defeito de nascença ou se estiver tomando certos medicamentos.

Por Dr. José Luiz Setubal

Fonte: Pediatric Environmental Health | American Academy of Pediatrics

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Polliana disse:

    ola dr gostaria de saber se tenho muitas chances de ter outro filho cm cardiopatia,se perdi um cm esse problema.Nao sou cardiaca,nao tive nenhum problema na gestaçao.meu esposo tm coarctaçao.ISSO pode ter influenciado quero muito ter outro filho mais tenhomuito medo por favor me ajudem.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Polliana, já que deseja engravidar novamente, recomendamos que busque acompanhamento médico desde já, para que ele possa indicar os melhores procedimentos. No Pré Natal é importante seguir à risca todas as indicações médicas. Assim, qualquer problema poderá ser diagnosticado e tratado com antecedência aumentando as chances de cura. Obrigado e boa sorte.

  • Elaine Silonio disse:

    Boa Tarde, perdi uma filha de 9 dias com problema cardiaco, ela operou e não resistiu, estou gravida novamente e a medica so me receitou acido folico de 5 mg uma vez ao dia antes do almoco, preciso tomar algo mais para ajudar, nem eu nem meu marido temos problemas cardiacos, e tenho uma filha de 15 anos que não tem também.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Elaine. Caso não se sinta segura com relação ao diagnóstico dado, indicamos que você procure um profissional de sua confiança para uma segunda opinião médica. Não podemos passar nenhum diagnóstico sem conhecer os detalhes do caso. Abraços.

  • cristiane rosa disse:

    Muito boa noite eu gostaria de saber, hoje faz 8 dias que perdi minha menina de 4 meses ela nasceu com uma civ e estenose pulmonar, sera que se eu engravidar novamente o bebe vira com o mesmo problema que ela..desde ja muito obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cristiane, boa tarde.

      Sentimos muito pela perda da sua pequena.

      É importante que você converse sobre o assunto com o seu obstetra. Ele melhor do que ninguém poderá lhe orientar quanto a isso, pois já conhece você e o seu histórico.

      Forte abraço!

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade