PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dor abdominal e a ansiedade
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dor abdominal e a ansiedade

Dor abdominal e a ansiedade

09/12/2013
  1907   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Ambas podem afetar a infância e a vida adulta se não forem tratadas corretamente

Dor abdominal e a ansiedade

A dor de barriga (abdominal) é um dos sintomas mais comuns entre as crianças e, muitas vezes, é relegada. Nesta postagem, procuramos mostrar que vale a pena observar as condições emocionais delas ao apresentarem tal sintoma.

É comum as pessoas comentarem que estão com um “friozinho na barriga” em diversas situações onde a ansiedade aflora. Saiba que crianças com dor abdominal são mais propensas a ser ansiosas e depressivas, mas poucos estudos têm olhado para o que acontece quando elas se tornam adultas. Em uma pesquisa americana, houve o acompanhamento daquelas que tinham dor abdominal com continuidade até elas se tornarem adultas.

Foram observados que 51% dos adultos que tiveram dor abdominal na infância também eram detentores de um transtorno de ansiedade (e 30% tinham um diagnóstico atual) em comparação aos 20% daqueles que estavam em um grupo de controle com relação à doença. 40% dos adultos que tinham dor abdominal quando crianças tiveram depressão em comparação aos 16% dos que estavam no grupo de controle.

Os autores do estudo concluem que os pacientes com dor abdominal funcional apresentam uma vulnerabilidade – a longo prazo – para a ansiedade que começa na infância e que persiste na idade adulta, mesmo que ela melhore. Isto é importante como uma informação a mais na prevenção de doenças psicológicas (ansiedade e depressão) que aumentam em todo o mundo.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Functional Abdominal Pain in Childhood and Long-term Vulnerability to Anxiety Disorders | Pediatrics

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade