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Ferramenta auxilia na identificação de atrasos no desenvolvimento
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Ferramenta auxilia na identificação de atrasos no desenvolvimento

Ferramenta auxilia na identificação de atrasos no desenvolvimento

09/09/2016
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Nova ferramenta da Academia Americana de Pediatria e Centro de Controle e Prevenção de Doenças ajuda os pais a detectar atrasos no desenvolvimento motor.

 

Uma criança que “ginga” quando anda ou que utiliza sempre a mesma mão para levar brinquedos à boca: ambos são sinais de atrasos no desenvolvimento físico – quando as atividades físicas de uma criança não são realizadas em torno do mesmo tempo ou no mesmo nível que outras crianças da mesma idade.

 

Alguns atrasos físicos ou motores são óbvios, mas mesmo as crianças que aparecem para alcançar marcos pela idade típica podem ter diferenças sutis na forma como executam atividades.

 

Agora, uma nova ferramenta pela Academia Americana de Pediatria (AAP), os Centros de Controle e Prevenção de Doenças pode ajudar os pais a avaliarem quando o desenvolvimento físico de uma criança pode ser motivo de preocupação. A ferramenta interativa ajudar os pais a procurarem ajuda para crianças com idades até cinco anos.

 

“Todas as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes, incluindo taxas diferentes para alcançar marcos motores. Muitas crianças que têm atrasado o desenvolvimento motor não necessariamente tem problemas graves, mas alguns sim”, disse Gary Noritz, MD, FAAP, membro do Comitê Executivo do Conselho AAP em crianças com deficiência. “Os pais são muito bons em observar o desenvolvimento dos seus filhos, por isso, se têm preocupações, devem confiar em seu instinto e conversar com o pediatra sobre as suas preocupações e o que podem fazer para melhorar o motor de seu filho desenvolvimento.”

 

Preocupações sobre o desenvolvimento devem ser abordadas com um pediatra mais cedo ou mais tarde, porque os atrasos físicos de desenvolvimento podem ser sinais ou sintomas de uma doença grave, como a distrofia muscular de Duchenne ou paralisia cerebral.

 

A ferramenta será um primeiro passo para identificar as crianças que têm um atraso motor ligando-os à terapia adequada ou outra assistência.

 

“A nova ferramenta é um recurso fácil de usar para os pais para avaliar as preocupações sobre o desenvolvimento físico da criança. Ao equipar os pais com a informação de que necessitam para conversar com o pediatra do seu filho, o CDC espera encurtar o período de tempo a partir da primeira preocupação para quando a criança recebe um diagnóstico e começa a tratar”, disse Georgina Peacock, MD, MPH, FAAP, diretora da Divisão de Desenvolvimento Humano e Deficiência do CDC.

 

A ferramenta inclui descrições de desenvolvimento físico agrupados por idade e atividade. A ferramenta também tem dicas para falar com um pediatra, recursos para os atrasos físicos e vídeos que mostram exemplos de desenvolvimento normal e adiada para algumas atividades.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte:

Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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