PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Hepatite A de volta
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Hepatite A de volta

Hepatite A de volta

20/10/2017
  935   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Temos escrito sobre a importância da vacinação e sobre as doenças que desapareceram ou se tornaram tão raras que perdemos o medo. Nos últimos dias saiu na imprensa o aumento expressivo de casos de Hepatite A em São Paulo. Aparentemente entre adultos.

A  hepatite A é causada por um vírus e, em geral, é transmitida por oro-fecal, ou seja, o contágio se dá por meio de água e alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas. Em locais com pouco saneamento básico e com falta de hábitos de higiene, a doença é mais comum. As ostras e os mariscos são transmissores.

As crianças maiores e adolescentes são o grupo de risco para doença que, em geral, não é grave e se cura espontaneamente com cuidados básicos e tratamentos que aliviam os sintomas: dor, febre e náuseas. Raros são os casos que se complicam, mas existem quadros graves, como hepatite fulminante e hepatite crônica.

A vacina contra a Hepatite A deve ser dada até os dois anos e é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria para ser dada em duas doses (12 e 18 meses de idade). A imunização pode ser administrada juntamente à de hepatite B.

Em recente artigo da Academia Americana de Pediatria, recomenda-se a todos os pediatras que insistam para que as crianças e adolescentes tomem as duas doses de vacinas. A cobertura da imunização apurada é de somente 42%, o que deixa a população mais vulnerável e convivendo com a doença.

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/e-seu-filho-ja-tomou-vacina-contra-hepatite-a/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/doencas-que-esquecemos-por-causa-das-vacinas

http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/imunizacao-durante-infancia-e-subestimada-por-muitos-pais     

http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/portal-do-paciente-e-da-familia/carteira-de-vacinas/

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,em-1-ano-casos-de-hepatite-a-saltam-de-64-para-559-em-sp-virus-mata-dois,70002038019

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade