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Há pouco tempo escrevi neste blog sobre a importância de ler em voz alta para o desenvolvimento infantil. Hoje, mais uma vez abordo o tema, mas menos geral e mais específico para ajudar crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
O estudo, “Leitura em voz alta, Brincadeira e Desenvolvimento Emocional e Social”, publicado na edição de abril de 2018 da revista Pediatrics, onde mostra como os programas pediátricos que promovem atividades parentais positivas como leitura em voz alta e falsas brincadeiras afetam desenvolvimento emocional.
Os pesquisadores realizaram um estudo randomizado em que algumas crianças receberam um programa chamado Video Interaction Project começando no nascimento e continuando até os três anos de idade. Em todas as consultas pediátricas, as famílias do programa gravavam ou liam vídeos com seus filhos, e o vídeo era revisado com um técnico que ajudava os pais a aprender mais sobre seu próprio papel no desenvolvimento de seus filhos.
Os pesquisadores descobriram que as crianças das famílias que participam do programa tiveram menos problemas de atenção e menos comportamentos disruptivos, como hiperatividade e agressão, quando iniciaram a escola, um ano e meio após a conclusão do programa. As famílias que continuaram a participar do programa depois dos três anos tiveram impactos ainda maiores.
Os autores do estudo concluem que os programas pediátricos, como o Video Interaction Project, podem ter um impacto significativo nas crianças. Os achados do estudo são especialmente significativos para os pais, pois mostram que ler em voz alta e brincar junto com as crianças pode ajudá-los a ter um melhor controle de seu comportamento, o que é importante para o aprendizado quando eles começam a escola.
Não conheço este projeto, mas seria interessante que estudássemos mais sobre o assunto, pois pode ser uma solução para estimular os pais a interagirem com os filhos de maneira propositiva e educacional.
Saiba mais sobre leitura para crianças:
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Pediatrics April 2018
Reading Aloud, Play, and Social-Emotional Development
Alan L. Mendelsohn, Carolyn Brockmeyer Cates, Adriana Weisleder, Samantha Berkule Johnson, Anne M. Seery, Caitlin F. Canfield, Harris S. Huberman, Benard P. Dreyer
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.