PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Musculação, quando iniciar?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Musculação, quando iniciar?

Musculação, quando iniciar?

22/05/2018
  875   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Quando atuava em consultório como pediatra, esta era uma pergunta bem frequente. Os jovens sofrem pressão de uma mídia onde todos devem ter um padrão de beleza homogeneizada e isto incluem os músculos visíveis e tratados para serem expostos.

É tão normal olhar de uma certa maneira que a força nem sempre é um problema; simplesmente como você parece mais importante. As crianças jovens estão tão expostas às “pessoas bonitas” que agora é normal que os meninos do primeiro e segundo anos do ensino médio usem pesos e raspem os pelos do corpo para obter aquele visual de modelo de revista. Até uma década atrás, esses rituais eram reservados para os envolvidos em fisiculturismo e nadadores. Mas agora, a aparência é tão importante que as crianças querem músculos! Os anabolizantes esteroides são drogas derivadas do hormônio testosterona e são conhecidos, principalmente, pelos efeitos que causam nos músculos (hipertrofia muscular).

É surpreendente saber o que está acontecendo em nossas escolas. O uso de esteroides anabolizantes está aumentando para níveis que nem conhecemos entre os alunos do ensino fundamental e médio. Alguns são atletas que sucumbem à pressão de fazer qualquer coisa para vencer. Alguns não são atletas, mas usam drogas perigosas apenas para ter uma boa aparência. A notícia frequentemente mostra figuras proeminentes de esportes e equipes se metendo em problemas com escândalos de esteroides usados como doping. Os jovens raramente conhecem os efeitos colaterais e, como sempre, acham que as coisas ruins nunca acontecerão com eles.

Desejar músculos por mais força e poder, superioridade atlética ou mesmo um corpo rasgado não é necessariamente anormal. No entanto, se o resultado final desejado é aquele construído a partir da pressão para realizar, uma distorção do que um corpo saudável realmente é, ou um desrespeito pela segurança pessoal, isso é um problema. Alguns jovens acham que os músculos são a resposta para tudo, e eles se esforçam para desenvolvê-los.

Outros jovens apenas veem os músculos ao redor deles e pensam que devem tê-los para evitar serem diferentes. Músculos são importantes, mas eles não são o fim de tudo e são todos para participar de atividades ou esportes. Há muito mais que contribui para o pacote completo de aprimoramento de habilidades e conhecimentos esportivos. Temos discutido todos os diferentes fatores que se desenvolvem ao longo do tempo para beneficiar a habilidade. Força é apenas uma delas.

É importante saber que para criar uma musculatura é necessário que o organismo já produza testosterona em quantidade e isso ocorre na puberdade. O uso de esteroides pode causar uma série de problemas como diminuição do crescimento, hipertensão, alterações hormonais, distúrbios cardiocirculatórios graves com trombose, AVC, infarto do miocárdio, disfunção hepática crônica e risco de impotência sexual e infertilidade, etc.

Deve-se lembrar que o aumento de massa muscular é secundário a treinamentos intensivos (maior 3 horas/dia) e diários e também a aspectos genéticos. Ou seja, não é com 1 h, 3 vezes por semana que se consegue aumento importante da massa muscular, usando ou não as “bombas”, como são chamados os anabolizantes. Os exercícios com peso e de musculação devem ser iniciados na puberdade e sempre deve se evitar anabolizantes.

Resumindo o uso de anabolizantes esteroides pode apresentar os seguintes efeitos indesejados: Efeitos Secundários do Uso de Esteroides Anabolizantes.

Nas Garotas:

1- Pelo facial e aumento de pelos no corpo;

2- Engrossamento da Voz;

3- Irregularidade menstrual;

4- Aumento de apetite;

5- Crescimento do clitóris e diminuição dos seios.

Nos Garotos:

1- Aparecimento de mamas;

2- Redução dos testículos;

3- Impotência;

4- Diminuição da contagem dos espermatozoides;

5- Calvície.

Em Ambos:

1- Acnes;

2- Queda do cabelo;

3- Distúrbios da função do fígado e Tumores no fígado;

4- Explosões de ira, comportamento agressivo, paranoia e alucinações ou Psicoses;

5- Coágulos de Sangue;

6- Retenção de líquido no organismo;

7- Aumento da pressão arterial.

 

Saiba mais:

 

 

Fonte Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Sucesso Esportivo Rx! Prescrição do seu filho para a melhor experiência (Copyright © 2006 Academia Americana de Pediatria)

http://www.spsp.org.br/2008/11/24/esteroides_e_anabolizantes_em_criancas_e_adolescentes__alerta_ao_pediatra/

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade