PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Por que visitas aos dentistas são importantes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Por que visitas aos dentistas são importantes

Por que visitas aos dentistas são importantes

05/09/2017
  1967   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Saúde oral é muito importante e a prevenção deve começar ainda no período pré-natal. O bom acompanhamento de puericultura, cada vez mais raro no Brasil, deve obrigatoriamente incluir a saúde bucal.

Cárie da mamadeira talvez seja o problema mais comum da infância, e também o de solução mais fácil. Uma boa orientação em relação aos hábitos alimentares e de higiene desde a mais tenra idade ajuda a prevenir e garantir uma saúde oral pelo resto da vida.

Visitar o dentista regularmente tem muitos benefícios, tais como:

1- Promover a saúde oral durante visitas médicas – profissionais de saúde oral podem responder as dúvidas e ensinar sobre as práticas de saúde bucal da mulher grávida, das crianças e dos pais. Por exemplo, podem perguntar se a mulher grávida ou uma criança pode beber água fluoretada da torneira ou doces frequentemente ou se os pais dão a criança uma mamadeira cheia de algo que não seja água na hora de dormir (leite ou suco de fruta).

2- Essas informações podem ajudar os profissionais de saúde oral fornecer cuidados e fornecer educação para que seja menos provável que a mulher ou a criança tenham problemas mais tarde.  

3- Ensinar as crianças que as visitas aos dentistas têm seu valor para uma boa saúde. Quanto mais precocemente se ensina uma criança que a saúde bucal é importante, melhor serão seus cuidados com os dentes e mucosas.

4- Uma criança que tem visitas ao dentista desde o início da vida é mais provável ter uma boa atitude sobre profissionais de saúde oral e às visitas.

5- As mulheres grávidas que recebem cuidados de saúde oral também são mais propensas a levar seus filhos para ter cuidados orais.  

6- Visitas de saúde oral, têm como meta encontrar problemas mais cedo. Cárie dentária pode ser tratada com cuidados locais se for detectada precocemente. Tratamento de problemas mais cedo evita que doenças orais. Tratamento da doença mais cedo também é importante porque a doença oral pode ser transmitida de mãe para o bebê pela saliva.

No Brasil desde 2003 temos o programa Brasil Sorridente, que trata o problema da saúde oral de forma séria. O Brasil Sorridente constitui-se em uma série de medidas que visam a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população. Seu principal objetivo é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo uma série de ações em saúde bucal voltada para os cidadãos de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais sobre o assunto:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/cuidados-basicos-com-a-saude-bucal-das-criancas/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/saude-bucal-infantil-duvidas-frequentes/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/as-duvidas-dos-pais-sobre-saude-bucal/

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Source Brush Up on Oral Health Newsletter (Copyright © 2013 The National Center on Health)

http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnsb.php

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.