PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Amamentação: Como encontrar as melhores posições
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Amamentação: Como encontrar as melhores posições

Amamentação: Como encontrar as melhores posições

03/03/2014
  2956   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Mother feeding baby with breast

Uma vez que você e seu bebê adquiram experiência com a amamentação, você poderá amamentar enquanto estiver ao telefone, lendo um livro, supervisionando seus outros filhos ou até caminhando. Mas até adquirir esta capacidade é melhor começar com uma menor quantidade de distrações.

No hospital 

A maioria das mães tentam amamentar sentadas na cama do hospital, com o bebê que fica pousado em um travesseiro no colo e embalando-o em seus braços. Se você escolher essa posição, levantar a cabeceira da cama, tanto quanto possível e colocar travesseiros atrás das costas , fica mais confortável. Coloque o bebê em um travesseiro no seu colo (esta é uma ideia especialmente boa se você fez uma cesariana), de modo que sua cabeça fique no mesmo nível do seu peito. Você pode colocar almofadas nas laterais para descansar os braços e não se cansar no meio da amamentação.

Em casa

Em casa, você pode encontrar poltrona confortável, o que é bem mais útil. Se você amamentar sentada em uma cadeira, certifique-se que o apoio das costas é firme e o apoio de braço não é muito alto ou baixo. Um travesseiro ou almofada atrás das costas pode trazer mais conforto.

Se você está sentada na cama ou se acomodou em uma cadeira, mantenha as costas retas, mas relaxe enquanto amamenta seu bebê. Para o seu bebê pode ser mais difícil pegar o peito se você está inclinado para frente ou para trás, pois isso muda o ângulo que ele deve ficar para mamar. Se seus seios são grandes, você pode precisar colocar uma toalha ou cobertor enrolado debaixo do seu peito para manter a boca do seu bebê em um ângulo reto com o mamilo bem como segurando o peito com a mão.

Uma vez que você está na posição correta, pode segurar seu bebê de maneiras diferentes. A enfermeira antes de deixar o hospital irá te orientar e tentar posições diferentes (tanto para o seu bebê quanto para você) achar a que é mais confortável.

Usar mais de uma posição pode ajudar a prevenir a dor e diminuir o bloqueio dos dutos de leite, pois com as diferentes posições as áreas de drenagem serão afetadas de forma mais eficaz. Algumas posições funcionam melhor do que outros em determinadas circunstâncias, por exemplo, a posição reclinada quando está mais cansada ou durante a madrugada.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte:  New Mother’s Guide to Breastfeeding”, 2nd Edition (Copyright © 2011 American Academy of Pediatrics)

 

Esta informação não é um substituto para o cuidado médico profissional. Siga sempre as instruções do seu profissional de saúde

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.