PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Primeiros Passos para um Sorriso Saudável
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Primeiros Passos para um Sorriso Saudável

Primeiros Passos para um Sorriso Saudável

02/04/2014
  881   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

 

Little girl brushing teeth

O que é uma cárie dentaria?

Os dentes do seu filho são protegidos por um revestimento externo chamado esmalte. A cárie dentária ocorre quando germes na boca se misturam com o açúcar dos alimentos e bebidas. Os germes em seguida, fazem os ácidos quebrarem o esmalte. Cáries são buracos no esmalte dos dentes.

 

A cárie dentária é o problema número um em crianças com idade pré-escolar, mas ela pode ser prevenida. É importante incentivar os bons hábitos dentários desde a tenra idade. Isso vai ajudá-los a crescer com sorrisos saudáveis. A seguir, informações importantes sobre como cuidar dos dentes do seu filho desde o nascimento.

 

A cárie dentária pode se desenvolver assim que aparece o primeiro dente. É importante cuidar dos dentes de leite de seu filho, pois atuam como espaços reservados para os dentes na fase adulta. Se os dentes de leite são perdidos muito cedo, os dentes que sobraram podem mover-se e não deixam espaço para os próximos, que por consequência vêm cariados. A cárie nos dentes de leite pode ser dolorosa e causar problemas de saúde como infecções, que às vezes podem ser fatal. Ela também pode levar a problemas no desenvolvimento da fala.

 

Como cuidar dos dentes do seu filho:

 

Nascimento a 12 meses

 

1-     Bons hábitos dentários devem começar antes de aparecer o primeiro dente. Após as mamadas, escove delicadamente as gengivas do seu bebê com água em uma escova de dente do bebê que tem cerdas macias. Ou limpe-os com um pano limpo.

2-     Pergunte sobre flúor. Depois que o primeiro dente aparecer, fale com o médico do seu filho se o seu bebê está recebendo quantidade suficiente de flúor. Muitos especialistas recomendam usar um creme dental sem flúor antes de 2 anos de idade, mas verifique com o médico do seu filho ou dentista pela primeira vez

3-     Agende visitas no médico. Durante estas visitas o médico do seu filho irá verificar a boca do seu bebê.

4-     Agende um check-up dentário. Se seu bebê possui risco de cárie dentária, o médico encaminhará seu filho ao dentista.

 

12 a 24 meses

1-     Escove! Escovar os dentes do seu filho 2 vezes ao dia com água e uma escova de dentes do bebê que tem cerdas macias. Os melhores horários são depois do almoço e antes de dormir.

2-     Limite o suco. Verifique se o seu filho não bebe mais do que um copo pequeno de suco por dia e só na hora das refeições.

3-     Consulte o dentista do seu filho ou médico sobre hábitos de sucção. Chupeta, polegar ou dedos podem afetar a forma da boca e como a parte superior e inferior na linha de dentes para cima. Isso é chamado de “mordida”. Pergunte ao dentista ou ao médico como proceder nas mudanças na mordida do seu filho e como ajuda-lo na sucção.

4-     Agende um check-up dentário. Leve seu filho para um check-up dentário se ele nunca foi a um.

 

24 meses

1-     Escove! Ajude o seu filho a escovar os dentes duas vezes ao dia com uma escova de dente ao tamanho das crianças que tem cerdas macias. Existem escovas projetadas para atender as diferentes necessidades das crianças em todas as idades, garantindo que você pode selecionar uma escova de dente que é apropriado para o seu filho. Incentive-a a escovar os dentes sozinha. No entanto, para se certificar de dentes do seu filho é limpos, você deve escová-los novamente. Se o seu filho não quer que seus dentes escovados, ele pode ajudar a transformá-lo em um jogo. Por exemplo, a escova de dente pode olhar em cima e embaixo na boca por falta tesouro nos dentes.

2-     Use creme dental com flúor. Você pode começar a usar creme dental com flúor, que ajuda a prevenir as cáries. Ensine seu filho a não engolir. Use uma quantidade do tamanho de uma ervilha ou menos e manchar a pasta nas cerdas. Engolindo muito creme dental com flúor pode fazer manchas brancas ou marrons nos dentes adultos do seu filho. Se o seu filho não gosta do sabor do creme dental, tente outro sabor ou usar água pura.

3-     Fio dental. Você pode começar a usar fio dental dentes do seu filho assim que dois dentes se tocam. Mas nem todas as crianças precisam de seus dentes fio dental nesta idade, de modo a verificar com o seu dentista em primeiro lugar.

4-     Agende um check-up dentário. Leve seu filho para um check-up dental pelo menos uma vez por ano.

Comer e cárie dentária

Os pais, especialmente se eles têm uma história de cáries, pode passar os germes que causam cáries e doenças gengivais se eles compartilham alimentos ou bebidas com seus filhos. Os germes também podem ser transmitidos quando os pais lamber colher de seus filhos, um garfo, ou chupeta. É por isso que é importante que os pais não compartilhar alimentos ou bebidas com seus filhos.

A seguir, são outras maneiras de os pais podem ajudar a prevenir a cárie dentária em seus bebês e crianças:

 

Se você colocar o seu filho para a cama com uma garrafa, encha-o com água.

Se bebe o seu filho de uma garrafa ou copo com canudinho, certifique-se de preenchê-lo apenas com água, quando não é o horário das refeições.

Se o seu filho quer um lanche, oferecer um lanche saudável, como frutas ou vegetais. (Para evitar asfixia, certificar-se de qualquer coisa que você dar ao seu filho é macio, fácil de engolir, e corte em pequenos pedaços não maiores do que meia polegada.) Evite snacks doces ou pegajosas como doces, biscoitos, frutas ou Roll-Ups. Há açúcar em alimentos como biscoitos e batatas fritas também. Eles só devem ser consumidos na hora das refeições.

Se o seu filho tiver sede, dá-lhe água ou leite. Se o seu filho bebe leite na hora de dormir, certifique-se de limpar os dentes depois. Não deixe que seus saborear bebidas criança que têm açúcar e ácido, como sucos, bebidas esportivas, bebidas aromatizadas, limonada, refrigerante, ou chás aromatizados.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Primeiros Passos para um Sorriso Saudável (Copyright © 2008 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substitutas para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade