PESQUISAR
Num mundo conturbado como o da atualidade, as doenças mentais parecem aumentar e o que era raro em crianças e adolescentes, como a depressão, a ansiedade, hoje não é mais. Os adolescentes são os que mais estão expostos aos riscos destas doenças.
A adolescência não é um momento fácil nem para os jovens nem para os pais, também. Como as crianças se movem através das várias transições tumultuadas que acompanham a adolescência – físico, emocional, hormonal, sexual, social intelectual – as pressões e problemas podem muito facilmente parecer esmagadora. Para muitos adolescentes, estas e outras pressões podem levar a uma ou mais de uma variedade de doenças mentais; todos são assuntos de interesse, e alguns são de risco de vida. Algumas dicas importantes para os pais estão listadas abaixo:
As “bandeiras vermelhas” da saúde mental que você deve estar alerta são:
Alguns dos principais problemas de saúde mental para ter em conta são:
Depressão
Enquanto todos nós estamos sujeitos a “TRISTEZA”, a depressão clínica é uma condição médica séria que requer tratamento imediato. Preste atenção para:
Alterações nos padrões de sono
Choro inesperado ou mau humor excessivo
Hábitos alimentares que resultam em perda de peso ou ganho perceptível
Expressões de desesperança ou inutilidade
Paranóia e sigilo excessivo
Automutilação, ou menção de ferir a si mesmo
Preocupações obsessivas de imagem corporal
Isolamento excessivo
Abandono de amigos e grupos sociais
Transtornos Alimentares
Preocupações com a imagem corporal pode tornar-se obsessões, o que resulta na perda de peso surpreendente, afetando severamente a saúde do adolescente:
Anorexia: Evitar alimentos e mudanças drásticas nos hábitos alimentares deve provocar preocupação.
Bulimia: vômito forçado depois de comer – estar alerta tanto para perda de peso dramática, sem mudanças nos hábitos alimentares (o que poderia, é claro, indicar outros problemas de saúde que requerem atenção de um médico) e também para viagens imediatas ao banheiro ou outro privado manchar após uma refeição.
Abuso de Drogas
Além da pressão dos colegas, problemas de saúde mental pode levar os adolescentes não só para experimentar com álcool e drogas, mas também de usar substâncias para “automedicação”. E, além de estar ciente dos sinais comportamentais e físicas do abuso de álcool e drogas – drogas e álcool parafernália ou provas, ressacas, fala arrastada, etc – Os pais também devem:
Esteja alerta para a prescrição de medicamentos utilização indevida e abusiva: De acordo com a AAP, uso indevido de drogas de prescrição por adolescentes é muito comum de maconha e álcool. Os mais comumente abusadas medicamentos nos EUA incluem Vicodin e Xanax, no Brasil nunca li nada a respeito, mas parece ser comum também, principalmente o uso de antidepressivos e estimulantes.
A preocupação com a saúde mental de seu filho adolescente deve primeiro ser tratadas com o seu filho – promover a comunicação aberta vai um longo caminho para promover hábitos de saúde mental de adolescentes de som.
Se as suas preocupações são graves, discuti-las com o seu pediatra. Porque tantos problemas de saúde mental, exibir manifestações físicas – de perda de peso é o mais dramático, mas não o único – o seu pediatra pode oferecer tanto a avaliação médica inicial e também encaminhá-lo para se apropriar das organizações de saúde mental e profissionais para aconselhamento e tratamento em caso de necessidade.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: AAP