PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Vacinas de rotavírus e seus impactos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Vacinas de rotavírus e seus impactos

Vacinas de rotavírus e seus impactos

17/10/2014
  340   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

BBBB

Hoje publicamos um levantamento sobre a vacina de rotavírus e sua importância no atendimento de pediatria nos EUA. A vacina contra o rotavírus reduziu o número de crianças hospitalizadas por rotavírus associada à diarreia em até 94 por cento em alguns anos, de acordo com pesquisa pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

O estudo, “Vacinas contra Rotavírus e Saúde Utilização de Unidades de Saúde pela diarreia nos Estados Unidos (2007-2011)”, publicado em junho pela Pediatrics, analisou os dados de hospitais em relação às doenças diarreicas, tanto antes como depois da vacina contra o rotavírus, que foi recomendada em 2006.

As hospitalizações associadas ao rotavírus e todas as internações diarreia foram substancialmente mais baixas para as crianças menores de cinco anos de idade, de 2007 a 2011, especialmente entre as crianças de até um ano. Durante 2009-2011 houve também uma redução significativa no serviço de urgência e consultas ambulatoriais. Na temporada de rotavírus de 2009-2010, as taxas de hospitalizações relacionadas com o rotavírus diminuiu 94 por cento em comparação com as taxas de pré-vacinais. Crianças não vacinadas também tiveram menores taxas de hospitalização nos anos pós-vacinais, devido aos benefícios indiretos da vacinação.

No geral, durante 2007 e 2011, os autores do estudo estimam que a vacinação contra o rotavírus reduziu visitas de cuidados de saúde relacionados com diarreia em 1,5 milhões de visitas, com uma economia de 924 milhões dólares em os EUA.

Como se vê, estudos de economia da saúde podem ser importantes para uma definição dos governos em como gastar bem o dinheiro dos impostos e para o benefício da saúde de toda a população. Pensando nisto, nós do Hospital Sabará e do Instituto Pensi fazemos pesquisas em algumas áreas da saúde infantil, para assim ajudar a influenciar as políticas públicas do Brasil tanto nas medidas de impacto na saúde como no gasto.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: “Rotavirus Vaccines and Health Care Utilization for Diarrhea in the United States (2007–2011)” – Pediatrics jun -2014

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade