PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Verrugas: problema que afeta até as crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Verrugas: problema que afeta até as crianças

Verrugas: problema que afeta até as crianças

02/11/2011
  33143   
  18
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Diz a lenda que as verrugas aparecem “quando apontamos o dedo para uma estrela”, uma história simpática, mas que não tem fundamento científico, pois na verdade elas são crescimentos benignos causados por vírus da família dos papiloma vírus humano (HPV), sendo, portanto, infecciosas e contagiosas.

O aspecto da verruga pode variar conforme o local e o tipo, mas geralmente elas possuem a mesma coloração da pele e são ásperas. Também podem ser planas, macias e mais escuras.

Em crianças, os tipos mais comuns de verrugas são as vulgares, as plantares e a plana juvenil, sendo muito mais raras as filiformes e as genitais:

Verruga vulgar: são endurecidas, costumam ser esbranquiçadas ou com pontilhado escuro, são indolores e geralmente ocorrem nos membros, podendo ser únicas ou em grupos. É muito comum em crianças e adolescentes;

Verruga plantar: são as que crescem para dentro, ocorrem nas plantas dos pés e muitas vezes são confundidas com calosidades. Geralmente são dolorosas;

Verruga plana juvenil: como o nome diz, são planas e costumam ocorrer na adolescência, em geral na face, e em grande número.

Tratamento

Nas crianças, as verrugas geralmente desaparecem espontaneamente, sem a necessidade de tratamentos após o período de alguns meses ou anos. Entretanto, já que elas podem se disseminar para outras pessoas ou para outras regiões do corpo, é uma atitude sensata a de se tratar os pequenos, principalmente, aqueles cujas saliências são preocupantes, inconvenientes ou dolorosas.

O tratamento das verrugas consiste na sua destruição, que pode ser feita por meio de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e raspagem), pela cauterização química (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões), pela criocirurgia (destruição das saliências por congelamento com nitrogênio líquido). Raramente, pode ser usado laser ou uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores, utilizadas para o cuidado das que são resistentes aos tratos convencionais.

Quando as lesões ocorrem em grande número ou nos casos das que desaparecem e depois voltam, pode ser necessária a estimulação imunológica do paciente para que o seu próprio organismo elimine as verrugas. O tratamento adequado para cada caso deve ser indicado pelo médico dermatologista.

Leia também: Seu filho sofreu lesões na pele? Aprenda a tratá-las!

Fontes: Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica http://www.sbcd.org.br – Verrugas Maurício Zanini e Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde – Verrugas – Sociedade Brasileira de Dermatologia

Atualizado em 6 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • rodrigo disse:

    Gostei do post, simples e explicativo

  • naiara reis souza disse:

    minha pequena tem 7 anos,comecou aparecendo 1 verruga na perna ,pouco tempo depois aumentou e hoje ela jatem mais de cinco verrugas nas pernas seraque desaparece sozinhas

    • Equipe Sabará disse:

      Naiara,

      É importante que você leve a sua filha ao pediatra que o acompanha, para que ele diagnostique e indique o tratamento mais adequado – caso necessário.

      Abraços

  • Maiara Ramos disse:

    Tenho um filho de 3 anos, quando ele 1 aninho começou a nascer na perninha dele , tem 1 grande e umas 3 pequenas , levei ele no dermatologista que me disse que é normal em crianças (mas não me convenceu ), ele disse que eu teria que marcar com o cirurgião pediatra para que ele tirasse as verrugas , fiquei com medo, pq ele disse que teria que sedar o meu filho , marquei com outro médico pra ter mais certeza.

  • Maiara Ramos disse:

    Tenho um filho de 3 anos, quando ele 1 aninho começou a nascer na perninha dele , tem 1 grande e umas 3 pequenas , levei ele no dermatologista que me disse que é normal em crianças (mas não me convenceu ), ele disse que eu teria que marcar com o cirurgião pediatra para que ele tirasse as verrugas , fiquei com medo, pq ele disse que teria que sedar o meu filho , marquei com outro médico pra ter mais certeza.

  • neli almeida darri disse:

    meu filho tem ganglio a doença do gato gostaria de saber se tenho que doar o gato poi estou desesperada,obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Neli,
      é importante que você leve seu filho a um médico e tire todas as suas dúvidas quanto a permanência do animal no mesmo ambiente que a criança. Ele poderá indicar o melhor procedimento neste caso.
      Abraços.

  • Aparecida ci disse:

    eu tenho um filho com 8 anos e 11 meses e começou aparecer varias verrugas em seus dedos das mãos eu não sei o que fazer,

    quando eu era pequena eu tinha bastante nas minha mãos e ai minha madrinha me levou a casa de um amigo e lá ele colocou um remédio nas verrugas e depois de um bom tempo cairam

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Aparecida, recomendamos que leve seu pequeno a uma consulta médica para que ele possa entender o caso do seu filho e indicar o melhor tratamento. Cada corpo funciona de uma maneira diferente e nem sempre o tratamento feito para um é adequado para os demais. Abraços.

  • Luiz fernando disse:

    Minha filha tem 1 uno e apareceu uma verruga no couro cabeludo , é esbranquiçada e parece uma amorinha pequena , o que devo fazer ?

  • Joselia Gomes disse:

    Olá boa tarde tirem uma dúvida minha filha Maria Clara tem 8 anos apareceu em sua mão direita do dedo como ela diz dedo do coê, começou a esponjar uma carne levei ao Dermato ele falou que seria uma verruga receitou um medicamento Duofilm Plantar que não encontro em nenhuma farmácia, existe algum similar com a mesma composição ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Josélia, recomendamos que converse com seu médico referente á possibilidade da troca do medicamento devido á indisponibilidade em sua região. Abraços!

  • Raachel disse:

    Boa tarde , a minha filha tem 6 anos ela começou co uma pequena verruga no joelho,hoje ela tem mais quantidades no mesmo joelho,inclusive está nascendo no braço e na ponta do dedo,já levei no médico e estou aguardando a consulta.Muitos dizem que é hereditário poi o meu esposo tem bastante verrugas e a família dele também.Só me tire essa dúvida é perigoso?

  • Priscila disse:

    Minha filha esta com uma verruga nas costas e não sei oq fazer para matar.. Estou com medo de mexer

  • girlene disse:

    Meu filho tem dez meses e desd pequeno ele tem um caroço tipo um calo na boca e nasce muito caroço como se fosse picada d inseto no queixo e pescoço.o irmao dele tambem tem oito anos e ainda é do mesmo jeito.sendo q a criança a inflamaçao eh maior

  • gessica de souza Teixeira disse:

    Meu filho tem três anos e ele tem um caroço do lado de dentro na parede da garganta mas ele nao reclama de dor o que pode ser?

  • gessica de souza Teixeira disse:

    Meu filho tem três anos e tem um caroço no lado de dentro da garganta mais ele não reclama de dor o que pode ser?

  • Vanessa disse:

    Minha filha tem 9 anos e com 8 anos começou a aparecer verugas no rosto pequenas mais está aumentando no nariz e testa são bem pequenas e lisas estou com medo de não desaparecer as pessoas me dizem que ė normal e com o tempo vai sumir tenho medo de não sumirem como estão dizendo

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.