PESQUISAR
Com início das aulas, todos os pais apresentam aquela ansiedade, pois querem que seus filhos sejam bons alunos. Mas o sucesso – ou fracasso – na escola começam em casa. Estudos têm relacionado o mau desempenho acadêmico a muitos fatores, que vão desde a falta de sono, má alimentação, obesidade ou ausência de apoio dos pais. Portanto, só exigir que seu filho(a) estude não é uma boa estratégia.
A boa notícia é que esses mesmos estudos também mostram os resultados mais elevados dos testes para os estudantes que vivem em lares onde existem hábitos saudáveis, rotinas regulares e uma boa comunicação. Reflita sobre estas 10 dicas e veja seu filho(a) crescer de forma harmoniosa, não só como um bom estudante:
1. Imponha hábitos saudáveis
Você não pode se sair bem quando você não se sente bem. Para ajudar seu filho(a) a ter melhores chances de ir bem na escola, certifique-se que ele(a) segue hábitos saudáveis em casa. Escolha uma hora de dormir que vai dar a ele(a) um sono adequado, e proporcione um saudável café todas as manhãs. Incentive o exercício, e limite a quantidade de tempo que ele(a) gasta assistindo TV, jogando videogames, ouvindo música ou usando o computador.
2. Mantenha uma rotina
A maioria das crianças responde bem a rotinas que irão ajudá-los a organizar os seus dias. Por exemplo: arrumar e fazer a sua cama e comer o café da manhã enquanto você prepara o lanche. Quando chegar em casa, à tarde, ele(a) pode fazer o dever de casa enquanto o jantar está sendo preparado. Suas rotinas podem ser diferentes, mas a chave é fazer o mesmo todos os dias para que seu filho(a) saiba o que esperar.
3. Crie um “lugar das coisas da escola”
Pais veteranos sabem que é importante ter um único lugar para colocar mochilas, jaquetas, sapatos, lancheiras e projetos da escola todos os dias. Assim, não há perigo de esquecer ou perder o material escolar. É preciso encontrar um lugar onde a criança pode manter os itens que precisa para a escola todos os dias e mantê-lo organizado. Então, você vai saber exatamente onde encontrar tudo durante o corre-corre da manhã.
4. Designe um espaço de estudo
Na escola, a criança tem uma mesa ou escrivaninha onde trabalha. Há uma abundância de luz, suprimentos e espaço suficiente para trabalhar. Por que não fornecê-la com o mesmo tipo de ambiente para o dever de casa? Muitas vezes, um espaço designado faz com que seja mais fácil e divertido para completar as tarefas em casa. Uma mesa grande ou um trecho do balcão da cozinha não funciona tão bem.
5. Leia sempre e sempre
Costuma-se dizer que as crianças passam os primeiros anos aprendendo a ler, e o resto das vidas lendo para saber. A palavra escrita é uma porta de entrada para todos os tipos de aprendizagem, e quanto mais você ler para o seu filho(a), maior a chance dele(a) se tornar um leitor proficiente e ansioso. Ler para seu filho(a) desde que ele(a) é bebê é sempre muito importante. Tente sentar-se com o seu filho(a) e ler um pouco a cada dia, dar-lhe uma abundância de oportunidades de ler em voz alta para você e, acima de tudo, divirta-se.
6. Ensine sempre
A educação em casa ainda é uma parte crítica da experiência global de aprendizagem. Há tanta coisa que os professores podem fazer, mas os pais têm que preencher com um bom suporte em casa. Procure maneiras de ensinar seu filho(a) durante todo o dia. Cozinhar, por exemplo, combina elementos de matemática e ciências. Use o tempo quando você prepara o jantar como uma oportunidade de ler e seguir as instruções, discutir frações, formular hipóteses (“O que vai acontecer quando eu bater as claras?”) e analisar os resultados.
7. Seja um exemplo
As crianças aprendem pelo exemplo. Deixe os seus filhos “pegarem” você lendo. Tire um tempo para aprender uma nova habilidade e discutir a experiência com eles. Sente-se para pagar contas enquanto seus filhos fazem seus trabalhos escolares. Se você exibir uma forte ética de trabalho e, continuamente, buscar oportunidades de aprendizagem para si mesmo, seus filhos vão começar a modelar esse mesmo comportamento em suas próprias vidas.
8. Converse frequentemente
Você sabe como seu filho(a) se sente sobre a sala de aula, a professora e seus colegas de classe? Se não, pergunte a ele(a). Converse sobre o que ele(a) gosta ou não na escola. Dê-lhe a oportunidade de expressar suas angústias, excitações ou decepções sobre cada dia, e continue a apoiar e incentivar, elogiando suas conquistas e esforços.
9. Mostre interesse pelas coisas e atividades de seu filho(a)
Não limite o apoio para o seu filho(a); estendê-lo para seus professores é bom também. Conheça os professores e ficar em contato regular por telefone ou e-mail para que você possa discutir quaisquer preocupações que possam surgir. Isso fará com que os professores se sintam mais confortáveis em chamá-lo(a) se eles tiverem preocupações com o seu filho(a).
10. Reconheça o sucesso
Talvez, a forma mais importante que você pode apoiar os esforços do seu filho(a) na escola é esperar que ele(a) tenha sucesso. Isso não significa que você deva exigir que ele(a) seja o melhor aluno(a) ou o melhor atleta ou ainda o melhor artista. Em vez disso, deixe-o(a) saber que você espera que ele(a) faça “o seu melhor”, de modo que ele(a) tenha orgulho do que ele(a) pode realizar e valorize os resultados atingidos, buscando resultados ainda melhores.
Se você estabelecer uma expectativa clara e proporcionar um ambiente familiar que promova a aprendizagem, seu filho(a) terá uma chance maior de se tornar o(a) melhor aluno(a) que ele(a) pode ser.
Fonte:
Este artigo foi apresentado em ‘Crianças Saudáveis Magazine’. Back to School 2007.
Saiba mais:
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/crianca-sadia-um-check-up-para-o-sucesso/
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/puericultura-um-check-up-para-o-sucesso/
mensagem enviada
Excelente post, bem completo e esclarecedor!
Atenciosamente,
Eduardo Silva
Empregos
https://www.theplaneta.com.br