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Além da alfabetização: leitura compartilhada desde o nascimento oferece benefícios ao longo da vida
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Além da alfabetização: leitura compartilhada desde o nascimento oferece benefícios ao longo da vida

Além da alfabetização: leitura compartilhada desde o nascimento oferece benefícios ao longo da vida

26/12/2024
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A Academia Americana de Pediatria (AAP) acaba de lançar uma nova revisão de sua política de leitura de livros para criança. A AAP incentiva pais e cuidadores a lerem, em voz alta, com seus recém-nascidos e crianças pequenas para promover a alfabetização precoce. A prática também é uma oportunidade para estabelecer relacionamentos amorosos e nutritivos durante um momento crítico do desenvolvimento cerebral. Ela recomenda que os pediatras apoiem as famílias com orientação e livros em consultas de puericultura.

A declaração de política, Promoção da alfabetização: um componente essencial da prática pediátrica de cuidados primários, marca a primeira atualização nas recomendações da AAP desde 2014. Dada a grande quantidade de pesquisas nessa área, um novo relatório técnico que o acompanha analisa as evidências de leitura compartilhada para fortalecer e nutrir relacionamentos, estimular circuitos cerebrais e criar vínculos precoces.

A AAP enfatiza que, como uma prática parental positiva, a leitura compartilhada ajuda a construir a base para o desenvolvimento saudável socioemocional, cognitivo, de linguagem e alfabetização. Isso prepara o cenário para a prontidão escolar e fornece benefícios duradouros ao longo do curso da vida.

Embora telas sensíveis ao toque e outros dispositivos eletrônicos possam ser populares, eles geralmente são experiências passivas ou solitárias para as crianças e não oferecem os mesmos benefícios de interatividade e da construção de relacionamentos, dizem os autores da nova política. É melhor virar as páginas de um livro impresso de alta qualidade, repleto de imagens coloridas e linguagem rica e expressiva.

A AAP recomenda a promoção da alfabetização como parte essencial do atendimento primário pediátrico desde 2014. Atividades que fomentam relacionamentos precoces afetam as capacidades de uma criança pequena para atenção sustentada, função executiva, autoestima e comportamento social. Todas essas são qualidades que moldam profundamente a prontidão escolar, o sucesso e a prosperidade ao longo da vida. As pesquisas nos dizem que a proficiência em leitura até a terceira série é um fator significativo na conclusão do ensino médio e no sucesso profissional, por isso a recomendação é tão reforçada.

A AAP recomenda que o(a) pediatra:

  • Incentive a leitura compartilhada desde o nascimento e continuando, pelo menos, até o jardim de infância, inclusive, quando possível, na unidade de terapia intensiva neonatal e durante as internações das crianças.
  • Discuta com os pais estratégias para atividades de leitura mutuamente alegres e apropriadas ao desenvolvimento. Incentive o envolvimento significativo e rico em linguagem com livros, imagens e a palavra escrita. Modele técnicas positivas de leitura compartilhada.
  • Forneça livros de alta qualidade, apropriados para o desenvolvimento e a linguagem e culturalmente diversos para todas as crianças pequenas. Enfatize o valor desses livros e apoie seu uso para estimular conversas sobre orgulho cultural, inclusão, pertencimento e equidade.
  • Dê maior prioridade à oferta de livros para crianças de famílias de baixa renda que podem não ter acesso a eles.
  • Apoie a recomendação da AAP de uso limitado de telas na primeira infância, com ênfase em livros impressos para crianças pequenas. Livros digitais não promovem interações equivalentes entre pais e filhos. Se forem usados ​​livros de leitura ou audiolivros baseados em tela, recomende interações de ida e volta com as crianças em torno dessas atividades digitais para promover a conexão relacional e aprimorar o aprendizado infantil.
  • Forneça orientação e incentivo sobre leitura em voz alta, mesmo em consultas de puericultura quando os livros podem não estar prontamente disponíveis. Isso inclui quando o atendimento primário é fornecido virtualmente.
  • Defender o financiamento público e privado para fornecer livros infantis diversos, de alta qualidade e adequados ao desenvolvimento em consultas de supervisão de saúde pediátrica (bem-estar) para todas as crianças.

Por saber da importância da leitura e dos livros impressos, a Fundação José Luiz Setúbal em parceria com The Humam Project (THP) de Santa Luzia de Itanhy, patrocina a confecção de livros infantis realizados pelos Romanceirinhos do Itanhy. Já são duas coleções com 20 livros idealizados, ilustrados, impressos e distribuídos para as crianças que frequentam o Sabará Hospital Infantil e nossos ambulatórios.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda o uso da leitura para crianças em situação de risco. Trata-se de uma ótima ferramenta de afeição, mesmo em lares sob estresse extremo. Além disso, ela cria rotinas e dá sensação de segurança para as crianças e seus pais, ajuda na prevenção de depressão nos adultos, diminui o tempo de tela e aumenta o estímulo cerebral – com melhora do vocabulário e de prontidão na pré-escola.

Os pediatras devem estimular os pais a lerem para seus filhos desde o momento que saem da maternidade. Também devem orientar os pais a estabelecerem uma rotina de leitura antes dormir ou em outros momentos. Conforme a criança vai crescendo, deve ser estimulada a interagir mais, segurando e manipulando o livro e apontando alguma coisa ou cor, por exemplo.

A Fundação José Luiz Setúbal acredita que, por meio da leitura de bons livros infantis, podemos ajudar a ter crianças mais saudáveis e a construir uma sociedade melhor.

Fontes:

  • Academia Americana de Pediatria (Copyright @ 2024) – Edição de dezembro de 2024 da Pediatrics

Saiba mais:

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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