PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dicas de escovação para crianças pequenas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dicas de escovação para crianças pequenas

Dicas de escovação para crianças pequenas

25/03/2014
  3615   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Entro mais uma vez na seara do Dr. Reynaldo Figueiredo, excelente odontopediatra e o mais celebrado dos nossos colunistas, mas estas informações sobre escovação da Academia Americana de Pediatria me pareceram bem úteis:

Cada criança tem diferentes habilidades e necessidades que podem orientar os pais no sentido de ajudar na hora de escovar os dentes.

1-     Escolhendo uma escova de dentes. Use uma escova com cerdas macias projetada para escovar os dentes da criança ou do bebê.

2-     Segurando uma escova de dentes. Se a criança tem dificuldade ao segurar uma escova de dentes, tente fazer o cabo mais grosso, colocando-o dentro de uma bola de tênis, por exemplo. O cabo da escova também pode ser preso à mão da criança com uma fita ou velcro. Escovas de dente com cabos grossos também podem ser encontradas em lojas e farmácias.

3-     Ensinar a criança a escovar. Desmembre o processo em pequenos passos para que a criança possa entender e praticar. Pergunte a um dentista, se necessário. Outra forma é colocar uma mão sobre a mão da criança para orientar o movimento da escova.

Use creme dental com flúor e que tenha um sabor agradável para a criança. Um adulto deve sempre colocar creme dental na escova da criança. Mas qual quantidade?

Para crianças menores de 2 anos de idade: use uma quantidade de pasta de dente equivalente a um grão de arroz.

Para crianças de 2-5: utilize a quantidade do tamanho de uma ervilha.

4-     Se uma criança não pode cuspir: incline a cabeça da criança para que ela fique com a boca para baixo, de modo que a pasta de dente escorra na pia.

5-     Posicione a criança. Há muitas maneiras que uma criança pode ser posicionada para se sentir confortável e permitir que um adulto possa escovar seus dentes.

6-     Mantenha a criança envolvida na escovação. Use um timer, uma canção curta, ou conte como um jogo para incentivar a escovação por 2 minutos.

Leia também: Você sabe escovar os dentes das crianças?

Fonte: Retocar em Oral Boletim de Saúde (Copyright © 2013 O Centro Nacional de Saúde)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutas para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 5 de junho de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.