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Por mais que os pais possam querer apressar os pequeninos para a próxima fase de desenvolvimento, a maioria segue o mesmo crescimento geral e padrão, que não muda muito.
Especialistas em desenvolvimento infantil dizem que não é possível uma criança progredir para um novo estágio de desenvolvimento antes que ele ou ela esteja pronto para isso. O progresso pode ser diferente por semanas ou até meses entre as crianças da mesma idade. Enquanto ela progride e desenvolve novas habilidades com o tempo, significa que ele ou ela está indo bem, mesmo se uma etapa é pulada.
Então, se uma criança desmama antes, ou diz apenas uma palavra, ou grita quando a mãe sai da sala, ou pula e rasteja para se locomover, os pais devem entrar em pânico?
Nem um pouco. As crianças estão programadas para aprender e crescer. O trabalho dos pais, conforme a Academia Americana de Pediatria (AAP) afirma, é nutrir, incentivar e proporcionar um ambiente estimulante.
Esqueça o que os irmãos ou a criança do vizinho fizeram na mesma idade. Cada uma é como uma impressão digital: não existem duas iguais.
A AAP oferece os seguintes marcos de desenvolvimento e as diretrizes para os pais. O grupo de autores ressalta que os marcos descritos nem sempre coincidem com o seu filho.
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Nascimento até 2 meses
O bebê vê rostos e padrões geométricos simples e reconhece a voz da mãe. Tem reflexo para segurar o que é colocado na mão, segue objetos em movimento com os olhos e sorri. O sorriso social (aquele de bebê recém-nascido) marca uma conexão significativa de nervos. É um sinal importante da função mental superior. Isso significa que o bebê pode diferenciar entre ele e o meio ambiente em que a socialização começou.
3 meses a 5 meses
O bebê move braços e pernas igualmente bem, emite sons e aprende confiança.
6 meses
O bebê brinca com as mãos, tenta pegar os objetos, ri alto e rola. Quando é hora de seu filho dominar uma nova habilidade, como rolar, o ímpeto inato dele combina com o desenvolvimento neurológico e interligações dos neurônios. Esses elementos, auxiliados por um ambiente estimulante, podem significar o sucesso do desenvolvimento.
9 meses a 1 ano
A criança vira a cabeça em sons baixos, pode suportar o peso nas pernas e ficar de pé sem se apoiar, segura a mamadeira e experimenta a “ansiedade de separação”. Isso ocorre quando o cuidador deixa o bebê momentaneamente. Na mente dele, o responsável não existe mais e ele chora inconsolavelmente. Brincar de esconde-esconde é uma boa maneira de ajudar o bebê passar por essa fase, pois ele precisa aprender que pessoas e objetos existem mesmo que não possam ser vistos.
12 meses a 18 meses
A criança faz sons como “ma-ma” ou “da-da”, rasteja, puxa-se para cima e se apoia em móveis para andar. A força do bebê ajuda a desenvolver a coordenação muscular e, em sincronia com o desejo inato de se mover do ponto A para o ponto B, faz com que ele consiga andar.
18 meses a 2 anos
A criança entra em uma sala sem assistência, diz pelo menos duas palavras, tira os sapatos, alimenta-se e bebe a partir de um copo. Essas tarefas complicadas requerem olho preciso e coordenação das mãos.
2 a 2 anos e meio
A criança diz pelo menos três palavras (além de “ma-ma” e “pa-pa”), corre sem cair, começa a ter controle intestinal e da bexiga, e experimenta a necessidade de explorar. Os cientistas chamam esse período de domínio, popularmente conhecido entre os pais de os “terríveis dois anos”. Os responsáveis passam a colocar bloqueio nas janelas e nas escadas, porque a criança não tem autodisciplina suficiente para resistir à tentação de escalar, saltar e explorar.
Crescer e aprender são tarefas complexas e, enquanto as crianças passam pelas grandes mudanças físicas e mentais, os obstáculos são geralmente temporários. Com paciência, os pais podem gerir com sucesso o bebê e torná-lo um jovem habilitado para ser um adulto saudável.
Fonte: Academia Americana de Pediatria (AAP)
Atualizado em 26 de abril de 2024