PESQUISAR
Um estudo na edição de dezembro de 2017 da Pediatrics mostra que mulheres grávidas que receberam informações pela internet sobre vacinas em sites que permitiram a interação das redes sociais, eram mais propensas a vacinar seus bebês na época certa em comparação com outras.
O estudo “Intervenção de mídia social baseada na Web para aumentar a aceitação de vacinas: um ensaio clínico randomizado” acompanhou quase 900 mulheres do Colorado em seu terceiro trimestre de gravidez e as distribuiu aleatoriamente em três grupos:
1- Um grupo recebeu um site com informações factuais sobre vacinas e componentes interativos de mídia social;
2- O segundo grupo recebeu um site com informações sobre vacinas, mas sem mídias sociais;
3- O terceiro recebeu cuidados habituais.
Os bebês dos participantes do estudo foram acompanhados do nascimento até 200 dias. Os pesquisadores encontraram o resultado de que 93% das crianças que estavam no primeiro grupo (mães com site de vacinas e interação de redes sociais) estavam atualizadas com suas vacinas, em comparação com 87% das crianças cujas mães receberam cuidados habituais.
O estudo mostrou também que 91% dos bebês do grupo do site sem mídias sociais foram vacinados na época certa. Os pais eram mais propensos a usar as mídias sociais para pedir aos especialistas que abordassem suas preocupações específicas de vacinação, em vez de interagir com outros pais.
Os autores concluem que intervenções interativas e informativas administradas fora do consultório médico durante a gravidez podem melhorar a aceitação da vacina.
Este artigo vem de acordo com a proposta de nossa Fundação e do Instituto Pensi que procura levar informação de boa qualidade e com uma linguagem para entendimento de pessoas leigas que buscam saber mais sobre como cuidar de seus filhos.
Leia também: As empresas de tecnologia vão combater informações errôneas sobre vacinas on-line
Saiba mais:
Fonte: Pediatrics November 2017
Web-based Social Media Intervention to Increase Vaccine Acceptance: A Randomized Controlled Trial
Jason M. Glanz , Nicole M. Wagner , Komal J. Narwaney , Courtney R. Kraus , Jo Ann Shoup , Stanley Xu , Sean T. O’Leary , Saad B. Omer , Kathy S. Gleason , Matthew F. Daley
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 8 de novembro de 2024