PESQUISAR
Como se sabe, o Hospital Infantil Sabará é uma fundação sem fins lucrativos que tem como uma das missões a divulgação de informações sobre saúde infantil. Lembramos sempre que saúde não é o oposto de doença, mas sim de bem-estar do indivíduo nas dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Para cumprirmos isso, mantemos contato com nossa comunidade por meio das redes sociais que atingem todo o Brasil e até temos visitantes de outros países.
Nós temos muito orgulho do trabalho que fazemos no nosso site, no nosso blog e no Facebook, onde levamos essas informações sobre saúde a quem procura ou nos acompanha.
O acesso às tecnologias digitais, tais como e-mails, smartphones e mídias sociais se tornaram muito comuns, inclusive, em comunidades de baixa renda e mais carentes. Poucos estudos avaliaram o interesse das famílias na utilização de meios digitais para receberem informações pediátricas de cuidados com a saúde.
No estudo americano “Access to Digital Technology Among Families Coming to Urban Pediatric Primary Care Clinics” aborda-se um inquérito que foi concluído por 257 cuidadores que trouxeram crianças para os centros pediátricos de cuidados primários de saúde na primavera de 2012.
No total, 73% dos entrevistados eram afro-americanos e 92% estavam internados no Medicaid (SUS americano). A pesquisa avaliou o acesso deles à internet em casa para checar e-mails e mídias sociais (Facebook e Twitter), a frequência com que faziam isso e o interesse em receber informações de saúde online. No geral, 80% dos cuidadores de baixa renda relataram ter acesso à internet em casa, 71% possuíam um smartphone, 91% relataram o uso de e-mail e 27% usaram o Twitter.
Foi relatado que 97% usaram uma ou mais dessas tecnologias e 49% usaram todos os exemplos citados. O uso diário de mídia digital era comum e mais de 50% usaram Facebook diariamente com frequência semelhante ao uso do e-mail. Mais de 70% dos entrevistados relataram que usariam informações sobre cuidados de saúde fornecidos digitalmente, se o conteúdo for aprovado pelo médico da criança.
Os autores do estudo concluem que a maioria dos cuidadores em comunidades urbanas de baixa renda possui acesso e utiliza a mídia digital com regularidade. Pediatras podem usar essas novas plataformas para comunicar informações sobre saúde pediátrica relevante para os pais.
Após ler esse artigo e esse trabalho da Academia Americana de Pediatria, fico ainda mais feliz por termos escolhido este meio para nos comunicarmos com todos aqueles que buscam uma informação científica com uma linguagem acessível e que dá boas informações das novidades e dos cuidados em saúde da criança e do adolescente.
Leia também: Cuidado com informações de saúde na Internet
Fonte: “Access to Digital Technology Among Families Coming to Urban Pediatric Primary Care Clinics” | Pediatrics
Atualizado em 10 de maio de 2024