PESQUISAR
Qualquer trauma na cabeça preocupa os pais de crianças. Depois de uma concussão, crianças e adolescentes são instruídos a descansar, mas há poucos dados sobre o período ideal de descanso após este tipo de lesão.
Um estudo publicado na Pediatrics de fevereiro de 2015 procurou determinar se cinco dias de descanso rigoroso melhora a recuperação após uma concussão.
Foram acompanhados 88 pacientes com idades entre 11 a 22 anos; 45 dos pacientes foram orientados a seguir repouso rigoroso em casa, incluindo faltar à escola, trabalho ou atividade física, seguida por um retorno gradual à atividade. Os outros 43 pacientes foram acompanhados com os cuidados habituais, que incluiu repouso durante 1 ou 2 dias e depois a volta para a escola e um retorno gradual à atividade física depois que os sintomas haviam se resolvido. Não houve diferença clinicamente significativa na esfera neurocognitiva e equilíbrio nos resultados entre os dois grupos. No entanto, o grupo aconselhado a descansar por cinco dias relatou mais sintomas pós-concussão, diários e resolução mais lenta dos sintomas.
Os autores do estudo concluem que o repouso rigoroso após uma concussão não ofereceu nenhum benefício adicional em comparação com os cuidados habituais, e que o relato de sintomas dos adolescentes foi influenciado pelo repouso rigoroso.
Leia também: Cuidados com o repouso após concussão
Fonte: “Benefits of Strict Rest After Acute Concussion: A Randomized Controlled Trial”, published in the February 2015 Pediatrics
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 23 de julho de 2024