PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Olhinho de bebê
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Olhinho de bebê

Olhinho de bebê

25/04/2012
  1738   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O exame conhecido como “teste do olhinho” pode identificar muitas doenças assim como preveni-las e possibilitar tratamento adequado

O teste do olhinho é um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum empecilho ao desenvolvimento da sua visão.

Por que e quando fazer?

A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas, cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Eliana Cera disse:

    Meu neto Miguel esta completando hoje um mes e tres dias.Os olhos dele contnuam fechados as pupilas não abrem.Minha nora esta sempre limpando com agua boricada(receita médica),O que fazer?Estamos muito preocupados!!

    • Equipe Sabará disse:

      Eliana, não sei bem o quer dizer sobre olhos fechados e pupilas que não abrem. Em geral aconselhamos a limpeza com soro fisiológico. A melhor coisa a fazer é na consulta de rotina perguntar ao pediatra, que terá oportunidade de examiná-lo e responder a todas estas dúvidas. Obrigado. =]

  • Maria Eunice disse:

    Meu neto Miguel, ainda não completou um mes de vida, ele nasceu no dia 24 de maio de 2012, está com o corpinho coberto por bolinhas vermelhas, que ficam mais vermelhas se ele sua. Acredito de se tratarem de bortoejas. estou passando amido de milho diluído em um pouco de água, receita da minha avô,de momento isto é correto, resolve ou temos que procurar um médico?
    Agradeço desde já sua atenção.

    • Equipe Sabará disse:

      Maria Eunice, pela sua descrição parece ser brotoeja e pode continuar fazendo isto. Mas a causa disto, provavelmente é que esteja muito agasalhado, portanto deixe ele mais à vontade, ele suará menos e não terá a brotoeja. De qualquer forma, é sempre bom que as crianças sejam acompanhadas por um pediatra. Obrigado.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade