PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
12 de Junho – Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
12 de Junho – Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita

12 de Junho – Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita

12/06/2021
  2150   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Estima-se que nasçam anualmente no Brasi cerca de 30 mil crianças com cardiopatia congênita. A partir do cálculo da incidência estimada, de 1 caso a cada 100 nascidos vivos, nascem anualmente novas 3 milhões de crianças.

A doença é responsável pela causa mais comum de má formação fetal e é a 3ª causa mais frequente de mortalidade infantil, em torno de 10% dos casos. Na maioria dos registros não há alterações cromossômicas em casos com ausência de outras malformações.

Como 20 % delas não terão indicação de tratamento cirúrgico, aproximadamente 19 mil novas crianças necessitariam tratamento cirúrgico para tratamento de cardiopatia congênita por ano no Brasil, não se considerando aquelas crianças que necessitarão de intervenções cirúrgicas múltiplas durante a vida.

Além disso, crianças podem ser acometidas de doenças infecciosas, imunológicas ou oncológicas que necessitem tratamento cirúrgico. A necessidade média de cirurgia cardiovascular em crianças no Brasil é da ordem de 23 mil procedimentos/ano, fazendo parte desta estimativa, além dos novos nascimentos com cardiopatia congênita, os casos de reintervenções.

Apesar do avanço tecnológico, ainda vemos o estranhamento das pessoas ao notarem uma cicatriz no tórax de uma criança. Ainda percebemos a feição da pessoa não acreditando que seja possível um bebê resistir a uma, duas, três, várias cirurgias no coração. E mais triste ainda: muitas crianças cardiopatas não conseguem o tratamento adequado em tempo hábil. Muitas outras falecem antes do diagnóstico.

O que é cardiopatia congênita?

– Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca. Uma a cada 100 crianças nascidas vivas tem algum defeito no coração, porém em algumas crianças isto só é descoberto anos mais tarde. É o defeito congênito mais comum.

– A evolução é muito variável. Existem doenças que não alteram tempo ou qualidade de vida, mas existem doenças nas quais é impossível a vida extra útero. Entre estes extremos há uma infinidade de apresentações clínicas possíveis e diferentes perspectivas de vida.

– O diagnóstico precoce, durante a gravidez, é importante para o planejamento do parto e pode salvar a vida do bebê naquelas cardiopatias mais complexas.

– A falta de informação e de estrutura adequada é o maior entrave no atendimento aos portadores de cardiopatia congênita.

– A mortalidade decorrente das cardiopatias congênitas seria drasticamente reduzida se todos os cuidados pré e pós natais fossem devidamente instituídos.

No Brasil, existem médicos experientes e especialistas nas mais diversas técnicas cirúrgicas, além de hospitais especializados em cirurgia cardíaca infantil, entre os quais se insere o Sabará Hospital Infantil, que conta com profissionais e equipamentos para cuidar destas crianças e de seus familiares.

Há chances reais de cura e correções para os mais complexos defeitos nas estruturas do coração. O que não tínhamos até pouco tempo era um trabalho de conscientização sobre o tema que envolve a cardiopatia congênita.

12 de Junho como o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita. Nesse contexto, surgiu no Brasil a necessidade de institucionalizar um dia em que ações direcionadas à população buscassem quebrar os tabus sobre as doenças que acometem o coração das crianças.

A população precisa ser alertada sobre os fatores de risco relacionados aos defeitos no coração. Precisa receber esclarecimentos e informações sobre diagnósticos, tratamentos e centros especializados. Precisa estar ciente dos cuidados que o cardiopata precisa.

De acordo com o Ministério, “o acompanhamento médico no pré-natal é importante para o diagnóstico, caso existam fatores que levantem a suspeita clínica de problemas cardíaco-fetais. O ultrassom morfológico também pode apontar indícios de cardiopatia. Tem ainda o teste de coraçãozinho realizado antes da alta hospitalar, entre 24 e 48 horas após o nascimento”.

O país dispõe de 67 unidades habilitadas junto ao Ministério da Saúde para realizar cirurgias cardiovasculares pediátricas. No Brasil, 80% das crianças cardiopatas precisam ser operadas em algum momento da vida e quase doze mil bebês necessitam desta cirurgia já no primeiro ano de vida. O Ministério lançou em 2017 o Plano Nacional de Assistência à Criança com Cardiopatia Congênita para integrar todos os níveis de atenção e ampliar o acesso a serviços relacionados a cardiopatias infantis, como diagnóstico pré-natal, diagnóstico no período neonatal, transporte seguro de recém-nascidos e crianças cardiopatas, assistência cirúrgica e assistência multidisciplinar.

O Sabará Hospital Infantil conta com um Programa de Cardiopatias Congênitas para atendimento de crianças com este problema a começar pelo diagnóstico preciso e rápido, o paciente é envolvido, em todas as etapas, em uma rede de cuidados que inclui profissionais extremamente preparados para o atendimento clínico e realização de exames como o Ecocardiograma.

Caso necessite de procedimentos cirúrgicos ou intervencionistas, a equipe de cirurgiões cardíacos, cardiologistas intervencionistas e anestesiologistas pediátricos, além de enfermeiros especializados em crianças, todos com vasta experiência, estarão prontos para tratar o paciente com os melhores procedimentos e equipamentos no Centro Cirúrgico humanizado.

Além disso, os cuidados pós-operatórios são realizados em UTI com intensivistas pediátricos preparados para o cuidado do paciente cardiopata e manejo de intercorrências, assim como nossas equipes de Enfermagem e Fisioterapia.

Por isso essa data deve ser um instrumento de conscientização para que as informações cheguem ao maior número possível de pessoas, ampliando as chances para mais e mais crianças conseguirem o tratamento necessário.

Saiba mais:

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.