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Dia do Psicólogo: a importância do trabalho de um psicólogo na primeira infância
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Dia do Psicólogo: a importância do trabalho de um psicólogo na primeira infância

Dia do Psicólogo: a importância do trabalho de um psicólogo na primeira infância

27/08/2021
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Durante a vida do sujeito humano diversas etapas são necessárias para o desenvolvimento saudável, como a maturação cognitiva, física e emocional. Suas capacidades vão se aprimorando de acordo com as oportunidades de aprendizado propostas.

A primeira infância é um período de abertura avantajada para a aquisição de novas habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências inéditas. Nesse período de zero a seis anos os circuitos cerebrais estão se desenvolvendo e criando capacidades que serão a base para o aperfeiçoamento de habilidades futuras mais complexas.

O espaço onde a criança está inserida tem grande influência na maneira como ela se desenvolve, podendo proporcionar aprendizado ou falta de progresso. O ambiente saudável é aquele que possibilita a criança alcançar vivências pertinentes a cada etapa do seu desenvolvimento.

No entanto podem haver algumas dificuldades ao longo do crescimento, e o psicólogo infantil pode trazer estratégias e alternativas para o aperfeiçoamento do desenvolvimento infantil e relações familiares.

Essas dificuldades podem estar relacionadas a comportamento atípicos, como o excesso de timidez, falta de atenção, intensa agitação, choro excessivo, demorar para falar ou andar, ter dificuldade para aprender as disciplinas escolares, comportamento agressivo consigo e com outras crianças, urinar na cama, automutilação, demonstrar muita carência e querer ficar constantemente perto dos pais, dificuldade para se relacionar entre outros e rejeitar uma pessoa específica.

Nesses casos é realizado uma avaliação psicóloga com o intuito que fazer um levantamento da queixa através de instrumentos previamente validados e assim compreender quais os gatilhos e motivações que levam a tal conduta.

Posteriormente, inicia-se um processo de intervenção através de sessões lúdicas que trazem o encolhimento e posterior ocultação dos sintomas psíquicos negativos. Durante o processo terapêutico, a família é chamada para reorganizar suas condutas e hábitos domiciliares. Isso porque o sintoma psíquico na infância é muitas vezes o reflexo da estrutura familiar.

O psicólogo também presta suporte aos professores, orientando sobre a melhor conduta de aprendizado em relação a aquela criança em específico. No âmbito escolar, trabalha com a compreensão da origem dos problemas escolares e a partir dessa análise delineia estratégias educativas em conjunto com os professores e coordenação.

O trabalho do psicólogo é também relevante no desenvolvimento de padrões de enfrentamento. A terapia na infância auxilia nas percepções dos sentimentos e a saber como lidar com eles, é levantado alternativas de como enfrentar as inseguranças, medos, ansiedades, carência entre outros.

Por meio da brincadeira a criança demonstra para o psicólogo suas memórias e experiências anteriores. A criança projeta nos brinquedos e em sua maneira de brincar suas fantasias e interesses, influenciados pela sua relação com seus pais. Em suma, a criança representa no seu brincar o mundo que conhece. E também através do brincar o psicólogo faz sua intervenção encorar a expressão da criança sobre o que sente, eleva a autoestima, facilita a compreensão dos próprios sentimentos e desenvolve a habilidade de lidar com frustrações.

Portanto o psicólogo tem uma atuação de acompanhar o desenvolvimento e propor intervenções terapêuticas quando necessário. Trabalha e vê a criança com uma visão integrativa entre a família, a escola e o psiquismo infantil.

 

Yasmine Martins

Yasmine Martins

Psicóloga Clínica formada pelo Centro Universitário São Camilo, com Especialização em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Aprimoramento em Psicologia Hospitalar e Mestre em Ciências da Saúde Infantil no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (IAMSPE).

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