PESQUISAR
As férias estão chegando e, com elas, vem a preocupação de todas as mães sobre o que fazer com as crianças. Mantê-las em ambientes saudáveis e agradáveis, repletos de brincadeiras e diversão, é o mais indicado. Porém, os pequenos precisam descansar também! Os acampamentos e as colônias de férias são boas sugestões, pois desempenham um papel fundamental na opção confiável de lazer e contribuem com a educação informal de crianças e de jovens.
Eles trabalham a independência, a autoconfiança, a vida em comunidade, a capacidade de comunicação, as habilidades esportivas e culturais, entre outras tantas coisas.
Existe uma variedade de tipos de acampamentos de férias, variando desde os acampamentos diurnos, onde as crianças ficam apenas durante o dia e voltam para suas casas para dormir, até aqueles que duram dias ou semanas. Acampamentos especializados também podem ser encontrados, incluindo os religiosos, os esportivos, os de arte e de música e os destinados para crianças portadoras de necessidades especiais (físico, mental ou emocional).
Os acampamentos devem ser escolhidos de acordo com o perfil de cada criança. Se ela é louca por futebol, existem diversos acampamentos direcionados ao esporte, com clínicas específicas da modalidade. Se os pais desejam uma formação mais humanitária para os pequenos, existem acampamentos especializados que alternam a diversão e a formação integral. É importante avaliar as necessidades físicas e emocionais da criança, bem como o conforto em permanecer longe de casa. Isso é um fator decisivo para saber se a mesma está pronta para dormir ou não fora de casa, e por quanto tempo.
Aqui vão algumas dicas para escolher o melhor acampamento para o seu filho e fazer com que as férias se tornem inesquecíveis:
• Procure e escolha o acampamento junto com seu filho. Garanta que seja um ambiente seguro, acolhedor e que se encaixe no perfil da criança. Se for possível, visite o local antes e converse com os responsáveis. Mostre fotos e depoimentos;
• Faça com que a criança ajude a arrumar a mala, afinal, ela é a acampante, não você. Siga corretamente a lista apresentada pelo acampamento para não esquecer nada;
• Incentive e tire todas as dúvidas de seu filho, principalmente se for a primeira vez;
• Esteja disponível para uma chamada telefônica ou para um momento especial. Muitos acampamentos promovem um dia de atividades com os pais. As crianças amam esse momento!;
• Estimule, converse, mas, acima de tudo, respeite seu filho na decisão que ele tomar.
Lembre-se: as férias são da criança! O mais importante é que ela se divirta, tome sol, brinque, pratique esportes, conviva com outras crianças e descanse a cabeça dos estudos. O melhor é que recarreguem as baterias para um novo semestre e tragam excelentes lembranças desses momentos! Boas férias!
Leia também: Férias: que tal um pouco de natureza para seus filhos em vez de telas?
Por Maria Helena S. Castro, psicomotricista, atua com crianças que têm dificuldade neuromotora
Atualizado em 7 de maio de 2024