PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
A verdadeira maternidade
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A verdadeira maternidade

A verdadeira maternidade

19/08/2019
  417   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

2017 era um ano de muitas mudanças, apartamento novo, troca de babá, troca de escola, troca de bairro e uma big cirurgia em andamento, tudo bem programado. Mas aí a avó materna resolveu agendar uma consulta ao neuropediatra para tirar uma dúvida e: bomba!

Características do espectro autista.

Silêncio.

Todo aquele atraso de fala e birras homéricas, enfim, ganharam um nome: autismo. Na dúvida de ser ou não, nosso médico disse: intervenham!

Saí de lá paralisada, em pânico, nem forças tinha no corpo…

Três dias de choro foram o suficiente para agendar a clínica, uma bateria de avaliações e 15 dias depois iniciávamos o tratamento intensivo e multidisciplinar baseado no ABA, sigla americana que se refere à análise do comportamento aplicado. Trocando em miúdos, um treinamento de guerra intensivo para estimular o meu filho sem fala, com birras e muita rigidez envolvidos.

A impressão que dá é que nasce um novo filho, mas também nasce uma nova e insana maternidade, tudo muito diferente e complicado de lidar. Nasce também uma nova família, pois não se engane, o diagnóstico veio para ele, mas também chegou na veia para nós, e por incrível que pareça nos unimos mais como pai e mãe nesta empreitada que a vida nos deu.

Algo muito raro no início é ter a intuição de procurar ajuda familiar, porque o tranco é muito forte. E foi aí que busquei forças para me ajudar, senão toda a família poderia ruir.

Uma mãe que fica no front diante de tantas terapias e profissionais especializados realmente precisa de ajuda para enfrentar os desafios. Foi desta forma que reagi e consegui aceitar e enfrentar todas as dificuldades que apareciam. Este é um conselho daqueles que toda mãe precisa no início desta saga: procure ajuda.

Darline Locatelli Renault de Castro

Darline Locatelli Renault de Castro

Mãe de dois filhos, Carlo e Pietro, formada em direito e gastronomia, atualmente se dedica a auxiliar na informação e conhecimento acerca do tema TEA - Transtorno do Espectro Autista - através de sua vivência.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade