PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Alimente bem seu filho “atleta”
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Alimente bem seu filho “atleta”

Alimente bem seu filho “atleta”

23/07/2012
  1328   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Se a criança pratica atividades físicas, é importante uma alimentação reforçada

Você tem jovens atletas na família?
Alimentá-los requer conhecimento e planejamento. Eles não só precisam de uma nutrição ideal para o desgaste dos exercícios e recuperação dos treinamentos, como também necessitam de alimentos que atendam às demandas normais de energia de crescimento e maturação. Ajude seus filhos a reabastecer a energia com alimentos que forneçam nutrientes necessários, com foco na hora das refeições em família, antes e depois do treino e competição.

Antes do jogo, no café da manhã…
Reúna a família para o desjejum cerca de 3 horas antes da atividade física. Faça com que seu filho consuma alimentos, como frutas, sucos ou leite desnatado, além de cereais, pães com queijo ou manteiga.

Durante o jogo
Certifique-se de que o pequeno se mantém hidratado antes, durante e após treinos e competições. A desidratação, que diminui 2% do peso corporal, prejudica o desempenho no exercício e pode causar danos à saúde, por isso tenha ciência de que seu filho está bem hidratado, orientando-o a tomar, durante todo o jogo, pequenas quantidades de água.

Além disso, certifique-se de repor as perdas de fluidos depois do exercício, com água ou isotônicos. Também ofereça alimentos como bananas e iogurte, sem gordura ou leite. Eles contêm potássio e hidratos de carbono que são importantes para a reconstituição após o treino.

Pós-atividade física
Ofereça para seu filho após a atividade física alguma coisa leve como uma barrinha de cereais, uma fruta ou algumas bolachas para ajudar a repor a energia depreendida durante o jogo.

Prepare uma refeição de família saborosa pós-jogo, incluindo assado ou grelhado de carne magra, peito de frango, salmão ou atum. Também inclua grãos integrais, como macarrão de trigo integral ou arroz integral, molho de tomate ou de queijo. Acrescente alguns legumes ou uma salada verde.

Complete a refeição com frutas para a sobremesa, como maçãs ou peras assadas, acompanhadas de um copo de leite com baixo teor de gordura, frutas frescas ou doce leve.

Incluindo todos os seis grupos de alimentos apresentados aqui: proteínas, grãos, legumes, frutas, laticínios e carboidratos, darão à sua família e atletas, os nutrientes de que precisam para energia durante o dia inteiro.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Feeding your child athlete by Monique Ryan

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • sandra disse:

    Bom dia, meu nome Sandra.
    Meu filho Paulo de 11 anos,é atleta e joga basquete. Disputa jogos durante o ano todo.
    O problema dele é com a alimentação,principalmente no café da manhã. Não come quase nada, somente leite ou cereal com leite. No almoço e jantar já se alimenta melhor. O motivo deste e-mail é obter informações sobre um cardápio alimentar rico em frutas,legumes, grãos, massas para criança atleta com treinos diários. Informo ainda que, ele é muito ativo,disciplinado no espore e gosta muito de praticar atividades física ( treinos de basquete) Ele mede 1.52, peso 39k.
    Gostaria de receber informações de alimentação saudável para que no futuro ele possa ser um atleta adulto sem muitos problemas de contusões ou outro tipo de doenças. Desde de já agradeço. Fico no aguardo.Abraços Sandra.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Sandra, é importante que você tenha o acompanhamento de uma nutricionista, pois ela pode apresentar as melhores indicações para o seu pequeno. Lembrando que manter uma alimentação balanceada é essencial e a prática de esportes auxilia muito nesse processo. Abraços!

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade