PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Apenas respire: a importância da meditação para crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Apenas respire: a importância da meditação para crianças

Apenas respire: a importância da meditação para crianças

31/05/2018
  1355   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Tenho lido muito sobre a medicina integrativa e suas técnicas usadas em crianças e adolescentes. No último Congresso da Academia Americana de Pediatria (AAP) assisti algumas palestras e apresentações sobre o tema, e algumas das mais interessantes foi sobre meditação e Mindfulness.

Os cérebros de nossos filhos estão cansados pelo enorme bombardeio de informações e de atividades que os requerem, e as crianças de todas as idades realmente precisam de oportunidades onde possam tirar um tempo a cada dia “desligados” para relaxar e se concentrar. A meditação oferece esta pausa e ajuda as crianças a funcionar de forma mais eficaz e clara.

As crianças de hoje também têm altos níveis de estresse. Para ajudá-los a fazer uma pausa, a AAP incentiva os pais a compartilharem a meditação com seus filhos e os professores a incorporarem o treinamento da atenção plena em seus planos de aula. O simples ato de ensinar as crianças a parar, focalizar e apenas respirar pode ser um dos maiores presentes que você lhes dá.

Práticas meditativas têm sido usadas desde os tempos antigos para melhorar a saúde e o bem-estar. Mas, assim como um atleta pode fazer exercícios diferentes, as pessoas que praticam meditação costumam usar tipos diferentes. Os tipos mais comuns de prática de meditação são concentração, atenção plena, movimento baseado, cultivo de emoções positivas e esvaziamento.

Muitas práticas de meditação usam técnicas de respiração para promover um estado de calma. A meditação da atenção plena na respiração, talvez o tipo mais conhecido, envolve sentar-se em silêncio, descansar ou fechar os olhos e chamar a atenção para a respiração. Quando sua atenção se desviar, o que provavelmente fará, basta levar sua atenção de volta à sua respiração sem julgamento. Você não precisa de anos de prática meditativa para se beneficiar dessa técnica, nem de seus filhos.

Não há dúvida, no entanto, que ficar parado por qualquer período de tempo pode ser difícil para algumas crianças. Por essa razão, uma meditação baseada no movimento, como a ioga, pode servir como uma boa introdução.

A meditação é usada para descansar a mente, corpo e espírito. Isso, por sua vez, tem muitos benefícios mentais, físicos e espirituais. Mindfulness meditação, especificamente, está ganhando uma posição na prevenção e tratamento de doenças.

Vários estudos em ambientes escolares também mostram melhora da atenção e do comportamento. Algumas pesquisas mostraram benefícios para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão, desempenho escolar, sono, problemas de comportamento e transtornos alimentares. Por exemplo, um teste de 300 estudantes urbanos de minorias de baixa renda e de baixa renda que usaram instrução de Mindfulness na escola levou a um melhor funcionamento psicológico e a níveis mais baixos de sintomas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Há também benefícios físicos, pois acalma o sistema nervoso e diminui os hormônios do estresse. Estudos mostraram benefícios para sintomas gastrointestinais, obesidade, dores de cabeça, pressão alta, sensibilidade à dor e função imunológica. Por exemplo, um estudo que analisou o efeito da meditação de respiração consciente em um acampamento de verão de 166 adolescentes em risco de doença cardiovascular descobriu que a percepção da respiração produzia uma redução na pressão arterial e no ritmo cardíaco.

A meditação não tem um conjunto de regras, mas há algumas dicas que podem ajudar. O tempo e a frequência da meditação podem variar para diferentes pessoas e diferentes práticas. Mas os pediatras normalmente recomendam os seguintes prazos:

  • Pré-escolares: alguns minutos por dia.
  • Escolares: 3-10 minutos duas vezes por dia.
  • Adolescentes e adultos: 5-45 minutos por dia ou mais com base na preferência.

Tente incorporar a respiração profunda na rotina diária de se deitar de seus filhos – isso pode ajudá-los a relaxar durante a noite e facilitar a meditação quando surgem outras situações. Lembre os alunos da escola e da adolescência para respirarem fundo algumas vezes antes de responder a uma pergunta difícil na escola, fazer um teste ou antes de uma apresentação atlética. À medida que as crianças pequenas aprendem a lidar com emoções fortes, a respiração profunda pode fazer parte do processo – especialmente antes e depois do tempo limite.

Existem várias maneiras de aprender diferentes práticas de meditação. Há livros, gravações de áudio, vídeos, treinamento on-line, websites e até mesmo aplicativos de smartphone para ajudar as crianças a meditarem. Escolha e pratique o que funciona melhor para você e seu filho, e desfrute de um corpo, mente e espírito mais calmos.

Saiba mais:

Fonte Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Seção sobre Medicina Integrativa (Copyright © 2016 American Academy of Pediatrics)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade