PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Asma infantil: A importância dos medicamentos e do conhecimento!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Asma infantil: A importância dos medicamentos e do conhecimento!

Asma infantil: A importância dos medicamentos e do conhecimento!

26/12/2018
  2438   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A Asma infantil é uma doença crônica muito comum. Seu tratamento necessita uma adesão da família para fazer as orientações médicas e dar a medicação prescrita pelos médicos.

Ter uma medicação disponível em casa é um pré-requisito para a adesão à medicação. Um estudo publicado na edição de setembro de 2018 da Pediatrics teve como objetivos avaliar a prontidão da medicação para a asma infantil em crianças com idade pré-escolar de minorias urbanas de baixa renda e a associação entre crenças sobre medicamentos e prontidão para medicação.

O estudo realizado em Baltimore nos EUA com crianças pré-escolares urbanas com asma mostrou que menos da metade de seus cuidadores estavam preparados para administrar medicação para o manejo de rotina ou resposta de emergência à condição crônica da criança.

O estudo, “Home Medication Readiness for Preschool Children With Asthma“, definiu prontidão à medicação como a disponibilidade física de medicamentos em casa que não estavam expirados e tinham doses restantes.

Além disso, os pesquisadores perguntaram se cada cuidador poderia identificar corretamente se a medicação era uma medicação de resgate ou de controle, e também se o cuidador poderia declarar quaisquer instruções de dosagem para a medicação. Usando esses critérios, eles observaram grandes lacunas na disponibilidade de medicação, incluindo indisponibilidade dos medicamentos e falta de conhecimento sobre como usar os medicamentos.

O estudo incluiu quase 300 cuidadores de crianças entre dois e seis anos de idade, de famílias predominantemente afro-americanas. Apenas 60% das crianças tinham medicação de resgate e menos de 50% tinham medicação de controle que atendia aos cinco critérios do índice de prontidão.

A disponibilidade inadequada de medicamentos para asma infantil em casa é uma barreira para a adesão entre pré-escolares urbanos de baixa renda. A avaliação da prontidão da medicação deve ser incorporada ao atendimento clínico, porque essa é uma barreira pouco reconhecida para a adesão, e intervenções são necessárias para melhorar o gerenciamento e o conhecimento sobre medicação para aumentar a adesão.

Na minha vida profissional vivi muitas vezes este problema e imagino que ele exista cada vez mais. Num país tão desigual como o Brasil, os médicos e profissionais da saúde devem ser formados para conseguir transmitir ao paciente mais humilde sobre a doença e sobre o tratamento a ser feito.

Programas de fornecimento de medicação e de farmácias populares são essenciais para que os portadores de doenças crônicas tenham seu medicamento e consigam fazer o tratamento de forma adequada, sem interrupções.

Saiba mais sobre este assunto no blog do Hospital Infantil Sabará:

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics August 2018

From the American Academy of Pediatrics

“Home Medication Readiness for Preschool Children With Asthma”

Jennifer A. Callaghan-Koru, Kristin A. Riekert, Elizabeth Ruvalcaba, Cynthia S. Rand, Michelle N. Eakin

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.