PESQUISAR
Preparar-se para o nascimento do bebê é excitante e, ao mesmo tempo, preocupante. Uma das decisões mais importantes neste momento é sobre como alimentar o bebê. A decisão pelo aleitamento materno é o melhor começo possível para uma vida saudável. E quando não é possível, por alguma condição de saúde da mãe ou do bebê, é fundamental ajudar nas decisões sobre as melhores alternativas disponíveis.
Os benefícios para a mãe e para o bebê são incontáveis e mais duradouros quanto mais durar a amamentação. Amamentar oferece muito mais que os nutrientes que o bebê precisa. Estabelece uma conexão única entre o bebê e sua mãe.
Os posicionamentos da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria (AAP) destacam alguns benefícios da amamentação:
Por que mamar no seio materno é bom para o bebê?
Por que amamentar faz bem para a mãe?
Para muitas mães e seus bebês, o aleitamento materno evolui de forma natural desde o começo. Para muitos bebês e suas mães, a amamentação traz alegria e realização imensuráveis.
Mas na maioria dos casos, leva-se um tempo e algumas tentativas até que esse processo aconteça com tranquilidade para ambos, mãe e bebê. Como tudo o que é novo, amamentar e mamar exige tempo, treino e prática!
O Pediatra e a equipe de Saúde são parceiros da família desde as primeiras tentativas. Ninguém, nem o Pediatra, pode julgar, apressar, criticar esse processo de aprendizado, inquestionavelmente complexo e especial, individual de cada família.