PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cadeirinha de transporte
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cadeirinha de transporte

Cadeirinha de transporte

18/11/2014
  2220   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Quase todos os pais, sem saber, colocam os seus recém-nascidos em risco logo que eles vão embora da maternidade, devido a erros cometidos com a cadeirinha do carro, de acordo com a pesquisa apresentada em outubro, na Academia Americana de Pediatria (AAP) em sua National Conference & Exhibition, em San Diego.

Um estudo com 267 famílias realizado pelo Oregon Health and Science University Hospital mostrou que 93% cometeu pelo menos um erro crítico no posicionamento de seu bebê em um assento de segurança do carro ou ao instalar o assento. A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário definiu erros críticos como aqueles que colocam as crianças em maior risco de lesão em um acidente.

Assentos de segurança do carro podem ser difíceis de usar corretamente para muitas famílias, e precisamos fornecer os recursos e serviços de que necessitam para ajudar a garantir a viagem mais segura possível para recém-nascidos e todas as crianças.

Os erros mais comuns no posicionamento da criança:

  • Cinto de segurança muito solto (69%)
  • Retentor do clipe (fecho) muito baixo (34%)
  • O uso de produtos não aprovados com o assento (20%)
  • Cinto colocado muito alto (18%)
  • Cuidador não saber como ajustar o cinto (15%)

Os erros de instalação mais comuns foram:

  • Cadeirinha instalada muito frouxa (43%)
  • Ângulo de cadeirinha incorreto (36%)
  • Cinto de segurança utilizado, mas não travado (23%)
  • Espaçamento incorreto entre o assento de segurança do carro e banco da frente do veículo (17%)

Famílias com um ou mais erros críticos tendiam a ser de menor nível socioeconômico, com menor escolaridade, eram não-brancos e não eram casados ​​ou sem um parceiro. Famílias que tiveram contato com um técnico de assento de carro certificado antes do nascimento de seu filho foram 13 vezes mais propensas a posicionar o bebê corretamente e instalar o assento de carro corretamente em seu veículo.

No Brasil, possivelmente os erros sejam os mesmos, e com o agravante que aqui nós usamos para transporte de crianças pequenas os cestos que chamamos de moisés, que são totalmente inadequados para o transporte de crianças em veículos. Antes de colocar seu filho instalado na cadeirinha, leia as instruções e procure instalá-la de acordo com as especificações e orientações do fabricante, pois só assim ela estará fazendo seu papel de garantir a segurança à criança a ser transportada.

Leia também: Assentos de carro e as medidas de segurança

Fonte: Unsafe from the Start: Critical Misuse of Car Safety Seats for Newborns at Initial Hospital Discharge (aula do congresso da AAP em outubro de 2014 em San Diego)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 16 de julho de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.